Victoria partiu de sua cidade natal há sete anos, voltar nunca foi algo que ela realmente cogitou, a cidade de Monte do Calvário sempre trouxe à tona sensações que ela preferia ignorar, talvez seja o passado da cidade, a tragédia que a cometeu há trinta anos, quando a barragem estourou e deixou um vilarejo inteiro debaixo d’água, contabilizando quase cem mortos. Porém, algumas circunstâncias a tem empurrado de volta para casa.
Estar de volta também a coloca cara a cara com Barão, um funcionário rude de seu pai, que tem o auxiliado desde sua partida, mais ao contrário do que muitos possam pensar, inclusive seu pai que se encontra com a saúde frágil, de que ele seria como um “filho”, um funcionário “leal”, Barão parece ter seus próprios interesses para tamanho cuidado. Mas esse problema é muito pequeno se comparado as experiencias sobrenaturais que Victoria passa a ter assim que pisa em Monte do Calvário, as vozes, os calafrios, as visões/alucinações a angustiam e atormentam muito mais. Além disso, Victoria precisa descobrir o que de fato aconteceu com a Uiara, sua melhor amiga, que sumiu há três meses. Ainda que ninguém mais pareça se importar. E é quando Victoria busca por resposta a respeito de Uiara, na esperança de ainda encontrar a amiga com vida, ou pelo menos ter certeza do que de fato aconteceu, que ela se depara com segredos, passados sombrios, inclusive sobre si mesma, coisas que ela jamais imaginou que estariam ligadas a ela. Um emaranhado de tensão e revelações.
“Além dos demônios que nascem da nossa culpa, que só nós enxergamos e que estarão conosco mesmo depois que nossa carne estiver apodrecendo sob a terra, sendo devorada por vermes e tornando-se adubo, estamos todos sozinhos com as consequências de nossas escolhas.”
FANTASMAS se passa em 1989, e toda a ambientação e cenários explorados pelo autor estão muito bem descritos, ao ler, você vai se sentir dentro daquela pequena cidade, cercado por todo seu mistíssimos e acontecimento sobrenaturais. Sim, é de arrepiar. Barão é o típico personagem que a gente ama odiar, por mais raiva que ele faça, por pior que sejam suas ações, atitudes e falas, eu ainda ficava com uma pontinha de dó e certo carinho por ele em outros momentos. Não me orgulho, já que temos aqui um homem machista, arrogante, misógino… aquele típico “rei” do pedaço, que tem a cidade inteira aos seus pés, ele cresceu sob a proteção de Tarso – pai da Victoria -, sempre teve o homem como um pai, e nutriu o desejo de ser reconhecido como tal, só que Victoria retorna a cidade e seus planos estremecem, ela pode se tornar um problema e incapaz de controlar sua fúria, direciona toda sua raiva e rancor em sua direção. Victoria é uma personagem intrigante, ela volta para casa devido a complicações financeiras na capital, ela quer ajuda do pai, mas encará-lo nem sempre é fácil. Só que ao chegar, logo ela se torna ciente do desaparecimento de sua melhor amiga de infância, Uiara, um sumiço estranho que nunca foi devidamente investigado. Rodeada por mistérios, muito determinada e com uma sensibilidade que me causou arrepios, Victoria tem visões do passado, imagens que a tomam sem que ela possa controlar e quando isso acontece toda a atmosfera do livro ganha um novo tom, quase que uma nova cor, é palpável e angustiante, e eu amei.
Esse é meu segundo contato com a escrita do autor Tiago Toy e olha… depois de ler a apresentação que o mesmo fez no livro – Vozes do Joelma -, eu já me preparei para uma leitura que me deixaria com a sensação de tensão, pronta para sentir uma presença perto de mim, ver algo estranho passar bem na minha frente enquanto estou apenas deitada, sentada, lendo. É até difícil de explicar o quanto ele consegue criar uma áurea de angustia, questionando a sanidade dos personagens e a nossa própria. A cada capítulo é como se uma nova peça do grande quebra-cabeça que é essa história fosse se encaixando e quando chegamos ao final e concluímos toda a peça é… UAU, é muito gratificante ver todas as pontas presas. Passado e presente se colidem, segredos são revelados, muitas reviravoltas e emoções para deixar os leitores surpresos e cativados.
“O tempo é o melhor dos professores, mas ele mata, infelizmente, todos os seus pupilos.”
Fica aqui essa SUPER indicação, para todos aqueles que buscam uma leitura rápida, de suspense, com pitadas de terror, acontecimentos sobrenaturais e muitos segredos. Eu confesso, já estou animada aguardando o próximo lançamento do autor.
Quanto a edição, é um livro da Faro Editorial, ou seja, sim, está impecável.
FICHA TÉCNICA:
Sinopse: Um lago em meio a montanhas esconde um passado tenebroso… Depois do desaparecimento de uma garota, eventos que parecem sobrenaturais começam a acontecer. Victoria, a filha do homem mais poderoso da cidade, retorna da capital sem aviso. Ela está assustada com os relatos que lhe chegaram, mas quer descobrir o que aconteceu com Uiara, sua única e melhor amiga daquela cidade. Três meses se passaram desde a última vez em que foi vista, e todos os moradores parecem estar num pacto de silêncio para que o caso seja simplesmente esquecido. Sem a colaboração do povoado, Victoria pensa em desistir, mas pressente que há algo ali que não pode ser simplesmente ignorado. Aquele evento trágico – a queda de uma barragem -, trinta anos atrás, que fez desaparecer todo o povoado original parece ter ligação com os estranhos casos que começam a acontecer. E o que há por trás desse desaparecimento que revolve cinzas da história de tanta gente?
Suspense, terror, literatura nacional | Tiago Toy | Faro Editorial | 1º Edição | 2021 | 272 Páginas | Classificação: 4/5 | Onde encontrar: AMAZON – SKOOB