Olá, leitores. Hoje estou aqui para compartilhar com vocês a minha experiência ao ler, o primeiro volume da HQ Júlia, As Aventuras de uma Criminóloga.
Uma protagonista feminina, inteligente, determinada e empoderada. Que tem se dedicação a lecionar, desde que sofreu um trauma que quase a matou, e tem roubado o seu sono desde então, em seu antigo trabalho como criminóloga. É justamente por este motivo, que quando a Procuradoria Geral, a convida para prestar uma consultoria após o aparecimento de um serial killer, ela nega. E é somente após ter uma de suas alunas como vítima deste criminoso, que Júlia aceita trabalhar no caso. Ela se sente profundamente mal por todo o ocorrido e quer colocar o monstro atrás das grades. E é aí que conhecemos uma nova face desta incrível mulher.
Júlia coloca sua dor e traumas de lado, e se mantém, extremamente forte ao lidar com o crime. Em posse dos relatórios e fotos de todos os crimes ela inicia a sua própria investigação e não teme ter que ir ao encontro de pessoas barra pesadas, em lugares perigosos, para obter respostas. Tudo sobre essa história é palpável e altamente convincente, Júlia passa por diversas situações cotidianas, precisa lidar com o machismo e o feminicídio é uma pauta presente.
O que mais amei nesta HQ, além de termos uma protagonista inspiradora. É que somos capazes de nos conectarmos com ela e encontramos seu lado vulnerável também. Se enquanto profissional, Júlia precisa estar sempre firme, bem-humorada, é no silêncio de seu quarto, quando escreve em seu diário que suas fragilidades e solidão vem à tona. A pessoa que a mantém de pé, diante de tantas adversidades, é Emily, a senhora que trabalha com ela, e seu gato Toni. E além do trabalho como professora e criminóloga, Júlia também está envolvida com algo mais.
Roteiro interessante, traços lindos e precisos, que transmitem a realidade das cenas e prende o leitor do início ao fim. Eu amei conhecer a Júlia, e estou louca para ler todos os volumes desta série viciante e divertida.
FICHA TÉCNICA:
Sinopse: Conheça Júlia, a criminóloga. Elegante. Inteligente. Corajosa. Muito bem-humorada. Histórias escritas por Giancarlo Berardi, o roteirista criador de Ken Parker, com 132 páginas recheadas de mistério e suspense numa nobre edição em formato italiano. Em sua aventura de estreia, ela tentará decifrar uma série de crimes que estão acontecendo em sua cidade, Garden City. Aventura simplesmente arrepiante, apresentando um personagem que está destinado a ser uma das maiores vilãs das histórias em quadrinhos de todos os tempos!
Argumentos e roteiro: Giancarlo Berardi | Desenhos: Luca Vannini | Capa: Marco Soldi | Tradução: Júlio Schneider | 2019 | Mythos Editora | Classificação: 4/5 | Onde encontrar: AMAZON – SKOOB