Mestres do Mistério – Arthur Conan Doyle, Edgar Allan Poe, Jacques Futrelle, G. K. Chesterton, Wilkie Collins – Faro Editorial

Introdução Victor Bonini

por Biia Rozante
0 comentário

Mestres do Mistério chega como um presente para os fãs de mistério e suspense, assim como uma bela porta de entrada para quem ainda não se rendeu ao gênero, tendo em sua composição cinco grandes autores clássicos – Arthur Conan Doyle, Edgar Allan Poe, Jacques Futrelle, G. K. Chesterton, Wilkie Collins -, assim como a apresentação de um grande autor nacional – Victor Bonini. A obra tem como tema central, crimes que aconteceram dentro de salas trancadas e que aparentemente não tem solução… Você vai se surpreender com a genialidade e habilidade de cada texto, na forma como os personagens são trabalhados e principalmente nas resoluções dos casos.

Preparados para conhecer um pouquinho mais de cada um dos contos?

Conto 1 – A Aventura dos Dançarinos, do autor Arthur Conan Doyle;

“(…)— Nossa presença é necessária com urgência. Ah! Aqui está nosso esperado cabograma. Um momento, pode haver uma resposta. Não, é exatamente o que eu esperava. Esta mensagem torna ainda mais essencial que não percamos mais uma hora para informar a Hilton Cubitt em que pé estão as coisas, pois é uma teia singular e perigosa na qual nosso simples senhor de terras de Norfolk está emaranhado.”

Um homem preocupado com sua esposa, busca a ajuda do brilhante Sherlock Homes, apresentando a ele bilhetes que vem sendo deixado em pontos de sua casa, onde nenhuma palavra está escrita e sim cheia de bonequinhos que parecem estar dançando. O problema, é que o feito aparentemente infantil e inofensivo, perturba sua esposa de uma maneira absurda, deixando-a apavorada. Homes se propõe a investigar e tentar desvendar o que está por trás dos bonequinhos e assim, chegar à pessoa que os tem enviado.

A Aventura dos Dançarino, é uma história interessante sobre segredos do passado e a lealdade de um homem por sua mulher, mas que infelizmente resulta um assassinato brutal. A genialidade, assim como o raciocínio rápido de Homes é surpreendente, até mesmo quando a ele é designado um código secreto.

Conto 2 – Os assassinatos na rua Morgue – Edgar Allan Poe.

“Tendo em mente que agora chamei a sua atenção — aquela voz peculiar, aquela agilidade insólita e aquela ausência de motivos em um assassinato tão atroz —, vamos olhar a própria carnificina.”

Aqui nos deparamos com um crime hediondo, onde mãe e filha são encontradas mortas de maneira aterrorizante. Toda a cena de crime é uma confusão e complexidade. Os vizinhos próximos, testemunham além dos gritos das vítimas, outras duas vozes, que como nos tornaremos cientes, eles não conseguem identificar a quem pertenciam, o que falavam e até o mesmo o idioma utilizado. Ao invadirem a casa, não havia ninguém ali, nenhum sinal do criminoso, e o mais inusitado de tudo, portas e janelas trancadas pelo lado de dentro. A polícia até que segue um rastro, mas Dupin que tem se mantido atento a tudo, acredita que eles estão enganados. Diante de sua dúvida, ele solicita uma autorização especial para se dirigir ao local de crime, e lá começa a sua própria investigação, levando em consideração elementos que até então estavam sendo ignorados.

Esse conto é perspicaz e muito engenhoso. Dupin possui um olhar aguçado e uma mente rápida, que capta detalhes que até então estavam sendo ignorados ou apenas escapando dos demais. A solução é surpreendente e eu jamais, e repito, jamais chegaria próximo ao desfecho. Mais que o desfecho, o que eu mais gostei neste conto foi todo o processo investigativo, e a forma como Dupin a entrega.

Conto 3 – O problema da cela 13 – Jacques Futrelle

“— Jamais pense que é possível prender qualquer homem que saiba usar o cérebro — falou a Máquina Pensante.”

Um cientista chamado de a Máquina Pensante, um homem que beira a arrogância, diante de todo seu saber, e em como consegue encontrar solução para tudo, apenas usando o poder de sua mente. É desafiado e aceita a aposta a ele imposta, de ser trancado em uma cela, em uma prisão de segurança máxima, sem nenhum privilégio, sendo tratado como todos os demais prisioneiros, e conseguir sair dali em sete dias, usando apenas a sua mente.

Este conto é interessante e muito rápido, você se envolve com o que está acontecendo e em determinados momentos chega a duvidar que a Máquina Pensante vai conseguir, preocupado com o desfecho que parece cada vez mais incerto e ele realmente é… é surpreendente e outra leitura que me deixou de queixo caído.

Conto 4 – O homem invisível – G. K. Chesterton

“— Meu amigo — disse Flambeau, em francês —, seu assassino não é apenas invisível; ele torna invisível também o assassinato.”

Uma mulher está sendo pedida em casamento, mas este pedido não é o primeiro que ela recebe, na verdade dois homens já tentaram, e é justamente por isso, que mesmo querendo aceitar o pedido, ela teme pelo que pode acontecer, pois os pedidos anteriores foram recusados, o problema é que ao mesmo tempo em que receberam a recusa, eles também foram desafiados a partirem e se tornarem alguém na vida, e aquele que melhor se saísse seria o escolhido. O que acabou por gerar um homem vingativo, disposto a matar o seu rival, em nome do seu amor. A sensação que permeia a leitura, é que estamos lidando com um homem invisível, com poderes sobrenaturais, que está em todos os lugares, amedrontando, coagindo, e que ninguém consegue vê-lo ou saber de onde está vindo seu ataque para se quer tentar vencê-lo.

Este conto é muito interessante e se tornou um dos meus preferidos. Toda a dinâmica e a forma como a verdade vem à tona é muito envolvente e bem desenvolvido.

Conto 5 – A história do viajante a respeito de uma cama estranhamente ruim – Wilkie Collins.

“Sem respirar, ou secar o suor frio do rosto, fiquei de joelhos. Eu estava hipnotizado pelo dossel. Se tivesse ouvido passos atrás de mim, não conseguiria me virar; se uma fuga tivesse sido providenciada, não conseguiria aproveitar a chance. A vida dentro de mim se concentrava nos olhos.”

Uma noite em que a sorte escolheu sorrir para nosso protagonista. Envolvido em uma noite de jogos e ganhando sem parar, ele está hipnotizado pela possibilidade de todo o dinheiro que pode levar para casa. Em determinado momento ele até é alertado por um conhecido a encerrar a noite e ir embora, mas inebriado pelas vitórias ele segue jogando e vencendo até o limite, até o momento em que a mesa encerra a noite. Com receio de ir embora carregando todo o valor ganho, ele recebe uma proposta “generosa”, de aceitar um quarto ali mesmo do estabelecimento para passar a noite, e no dia seguinte poder ir embora em segurança… Uma bebida batizada, acompanhada de um quarto sinistro com uma cama de dossel irá tornar sua noite aterrorizante. Mais que isso, o “afortunado” vencedor, irá descobrir respostas para muitos outros “acidentes” que na verdade podem ter sidos crimes.

Divertido, ao mesmo tempo que angustiante, este é outro conto que se tornou um queridinho desta lista. Nosso protagonista precisa se munir de toda sua coragem e pasmem, de sua própria ansiedade para conseguir se manter vivo. É muito interessante e ainda trás à tona a face gananciosa e escura do ser humano, capaz de tudo por dinheiro.

Deu para perceber que Mestres do Mistério é um grande lançamento. A escolha dos autores, a maneira como Bonini faz a introdução, como cada autor dentro de seu próprio estilo nos prende e nos faz querer ler o mais rápido possível para desvendar os feitos, e não posso deixar de mencionar todo o trabalho da Faro Editorial, torna a experiência de leitura única e muito interessante. Fica aqui essa dica de leitura, e ótima opção de presente.

MESTRES DO MISTÉRIO

Sinopse: Cinco mestres do suspense estão reunidos em uma sala trancada… Imagine o seguinte cenário: um personagem resolve se isolar em uma sala. Diz que quer se concentrar, que precisa de alguns minutos para si, e dá a entender que se sente ameaçado por outra pessoa. Na despedida, faz questão de trancar a porta por dentro. E algo suspeito acontece. Horas depois, ele não responde às batidas na porta. Então ela é arrombada. Dentro da sala, descobrimos o seu cadáver, com indícios de assassinato. Mas como é possível, se a porta ficou o tempo todo trancada e a chave continua na fechadura, do lado de dentro? Essa premissa consagrada pelos escritores mais talentosos é o ponto de partida de todas as histórias reunidas neste livro. E o segredo por trás de cada trama cabe a você descobrir! Então, apure os sentidos, aguce seu senso de detetive e prepare-se para entrar em um mundo de suspense e mistério, desfrutando das histórias mais criativas publicadas em todos os tempos. Com curadoria de Victor Bonini!

Ficha Técnica:

Mistério, Ficção Policial, Contos de Terror | Arthur Conan Doyle, Edgar Allan Poe, Jacques Futrelle, G. K. Chesterton, Wilkie Collins | Faro Editorial | 2022 | 1º Edição | 160 páginas | Tradução: André Gordirro | Cortesia | Classificação: 4/5 | Onde encontrar: SKOOBAMAZON

Até a próxima! Bye.

LEIA TAMBÉM

Deixe um COmentário