Espere por mim – Mariana Zapata | Editora Charme

por Biia Rozante
2 comentários

Sabe aquela leitura que você concluiu e imediatamente já pensa que queria esquecer só para poder recomeçar a ler novamente. Pois bem, foi exatamente isso que aconteceu com Espere por Mim, da autora Mariana Zapata, publicado pela Editora Charme. Um slow burn de respeito, que entrega muito mais do que as nossas expectativas e nos deixa completamente apaixonados por todos os seus personagens. Como já deve para ter notado, ele se tornou um queridinho do meu coração. E por mais que isso seja perfeito, fica a dificuldade de colocar em palavras tudo que senti e a sensação de que não importa o que a resenha traga, ela não fará jus a experiência de leitura.

Diana Casilhas, tem vinte e nove anos, é solteira e há dois anos, mãe solo. Mãe solo, porque após uma tragédia, ele ficou com a guarda de seus dois sobrinhos – Josh de dez anos e Louie de cinco. Eles acabaram de se mudar para um novo bairro, uma casa mais confortável, onde eles pretendem construir novas lembranças. Com dois sobrinhos, um cachorro – Mac -, e um emprego que geralmente ama, sua rotina é corrida e cansativa. A vida adulta tem cobrado seu preço, um preço que Diana não tem se incomodado em pagar. Ainda que em grande parte do seu tempo, ela tenha dúvidas se realmente está fazendo o seu melhor, se ter ficado com a guarda das crianças teria sido o mais assertivo para eles, e a única certeza que realmente tem, é que os ama mais que tudo e que sempre irá se esforçar para dar a ele o seu melhor e o melhor que estiver ao seu alcance.

“(…) Havia muitas coisas sobre amor que só se podia aprender depois de sentir o verdadeiro. O melhor tipo não era essa coisa doce e sutil de corações e piqueniques. Não era florido nem divino. Amor verdadeiro era enérgico. O verdadeiro nunca desistia. Alguém que te ama fará o melhor por você; irá te proteger e se sacrificar. Alguém que te ama enfrentará qualquer inconveniente por livre e espontânea vontade. Você não sabe o que é o amor até alguém estar disposto a desistir do que mais ama por você. Mas também é nunca os deixar fazer essa escolha.”

Eu vou começar já deixando claro que essa resenha, vai ser diferente da forma com sempre trago; primeiro porque eu amei o livro, e eu quero falar sobre cada detalhe dele, se pudesse íamos analisar capítulo a capítulo, mas isso seria muito spoiler. Então preciso me conter e focar em convencer vocês a darem uma chance para o livro. E para isso, eu vou comentar sobre minha experiência de leitura, pontos que mais amei.

Diana passou de tia para “mãe” de uma hora para outra, e da maneira mais dolorosa possível, não somente para ela, como para as crianças. Ela está lidando com o seu luto e com o luto daquelas crianças, à medida que precisam se adaptar a uma nova vida e rotina. Ela não pode mais ser a jovem solteira e despreocupada que era antes, além de si, ela precisa cuidar de mais duas vidas. E como se não bastasse a suas próprias inseguranças sobre sua habilidade em educar e criar duas crianças, ela precisa aguentar pessoas próximas duvidando também, muitas vezes sendo alvo de julgamentos e apontamentos, de intromissões externas que sentem que são mais “adultos” que ela e por isso podem questionar suas habilidades. E é isso que vamos acompanhar principalmente, a relação profunda destas três pessoas – Diana, Louie e Josh. E já adianto, é apenas incrível estar presente na vida deles, acompanhar de verdade suas rotinas. Louie é um garotinho de cinco anos, que ilumina aonde quer que esteja, mas que mesmo com sua pouca idade já sofreu muito e carrega traumas e marcas, que só muito amor pode ser capaz de amenizar e quem sabe curar. Josh é brilhante, um rapazinho de dez anos que ama esporte, lidando com suas dores e medos, se colocando como o homem da casa em diversos momentos, é absolutamente encantador.

E entre sua rotina e a dos meninos, Diana irá conhecer Dallas Walker, um ex-militar de presença marcante e muito forte, que passará a ser uma figura bem presente no seu dia a dia, já que é seu vizinho. É importante comentar que Dallas é doze anos mais velho que a Diana, um homem que sabe o que quer, com convicções claras e muito correto, ele também possui um passado e tudo que viveu impacta na forma como ele se relaciona, não há espaço para jogos, para provocações infundadas, ou risco de se machucar ou machucar outra pessoa.

“— É por isso que faço isso. Gosto da ideia de estar lá para alguém que talvez não tenha mais ninguém por perto, ensinando a eles o que aprendi sem ter alguém para me ensinar.”

É maravilhoso e muito sagaz a forma como a Zapata constrói suas histórias, como ela nos apresenta seus personagens. Nada é instantâneo, vazio, abrupto, muito pelo contrário, é algo que vai se alicerçando tijolinho, por tijolinho. Falando do romance em si, é como se estivéssemos conhecendo um ao outro juntos, sem informações privilegiadas, apenas desfrutando dos momentos junto com eles, você vê o nascer, o florir daquela relação e quando ela de fato acontece, você já está mais que convencido, porque você estava lá quando tudo aconteceu, você viu a confiança sendo conquistada, torceu pela amizade que iria ser benéfica para ambos, e então o carinho que surgiu, a parceria, o cuidado, a atração e o amor. É palpável, apaixonante e viciante.

Eu sei que não estou fazendo jus, e eu preciso que vocês aceitem dar uma chance para ESPERE POR MIM. Dallas e Diana, com certeza irão te cativar e te sugar para a rotina deles de modo a fazer você sentir que precisa continuar os acompanhando mesmo depois do fim. Tudo sobre essa história é sentir, mais que isso, é se divertir, porque mesmo que o enredo flerte com o drama em algumas momentos, tudo é feito de maneira extremamente leve, acolhedor, é um abraço, e logo em seguida vem o sorriso fácil, uma cena que leve para longe o nó da garganta anterior. Como mencionei no início desta resenha, estamos falando de um Slow Burn, o que significa que o romance vai demorar, mas eu te garanto que vai valer a pena, que toda a expectativa, toda a construção dele é como uma preliminar e que quando acontecer… É FOGO! É paixão, é entrega, é simplesmente perfeito. Luto, relações familiares, amizade, sonhos, força, o mais puro dos amores, são alguns dos pontos que você irá encontrar aqui.

“Só conseguia pensar, enquanto estava ali parada, às vezes, a vida lhe dava uma tragédia que incendiava tudo que você conhecia e te mudava totalmente. Mas, de alguma forma, se você realmente quisesse, poderia aprender como prender a respiração conforme passava pelo rastro de fumaça deixado e poderia continuar. E às vezes, às vezes, você conseguiria fazer nascer algo lindo das cinzas que foram deixadas para trás. Se você tivesse sorte.”

Eu deixo aqui essa baita indicação de leitura, até mesmo para quem não é tão fã de romance, esse pode ser um livro que te agrade, leitura rápida, fluido, leve, divertido e apaixonante. Eu com certeza, irei ler todas as obras da autora, porque tenho certeza que a tendência é que sempre me apaixone mais e mais por suas histórias e narrativa. Preciso deixar uma menção especial a edição linda da Editora Charme, que torna a experiência de leitura ainda mais rica. Apenas leiam, sério… leiam, é maravilhoso, é lindo, é um quentinho no coração.

 

ESPERE POR MIM

Sinopse: Se alguém já disse alguma vez que ser adulto é fácil, não é um adulto há tempo suficiente. Diana Casillas admite: durante metade do tempo, ela não sabe o que diabos está fazendo. Ter conseguido passar pelos últimos dois anos sem matar alguém não foi nada menos que um milagre. Ser adulta não deveria ser tão difícil assim.  Com uma casa nova, dois garotinhos que herdou da maneira mais dolorosa possível, um cachorro gigante, um emprego que ela geralmente adora, mais família que o suficiente, e amigos, ela tem quase tudo que poderia pedir. Exceto um namorado. Ou marido. Mas quem precisa de um ou de outro?

Ficha técnica:

Romance, Slow Burn | Mariana Zapata | Editora Charme | 2022 | 1º Edição | 576 páginas | Tradução: Alline Salles | Cortesia | Classificação: 5/5 | Onde encontrar: SKOOBAMAZONLOJA CHARME.

Até a próxima! Bye.

LEIA TAMBÉM

2 comentários

Caroline Yamashita 4 de setembro de 2022 - 17:57

Caraca Bia! Nunca li nada dela e sempre tive curiosidade. Fico com receio pelo tamanho, porque nessa fase, estou super envolvida na leitura e no outro não quero ler mais. Mas como deixar passar essa indicação? Sorte que peguei essa lindeza em ebook gratuito que a Charme disponibilizou!
O blog tá lindo, faz tempo que não vinha aqui, estava com saudades. Bjo

Responder
Biia Rozante 4 de setembro de 2022 - 18:13

Oiiiii Caroool. Amiga, pode pegar para ler sem receio nenhum. Sério, você vai se envolver logo de cara e fica tão encantada pelos personagens e tudo que cerca a vida deles que só quer ler mais e mais. Quando se der conta, já vai ter terminado a leitura. kkkkkkkkkkk Eu sou suspeita, porque ele se tornou um queridinho do meu coração, e toda vez que falo dele, fico querendo reler.
Obrigadaaaaaa pelo carinho, foi uma mudança necessária. Beijooooos

Responder

Deixe um COmentário