A Noiva – Julie Garwood | Editora Charme

Lairds’ Fiancées - Livro 1

por Biia Rozante
0 comentário

Antes de qualquer palavra minha sobre o livro, vamos nos ater há alguns fatos importantes; A Noiva, foi publicada originalmente em 1989, é um romance medieval, que se passa no ano de 1100-1102, entre Londres e as Highlands (Terras Altas Escocesas). Um período onde reis governavam, mandavam e desmandavam, com Lairds de seus clãs, guerreiros que lutavam por suas terras e seu povo. As ordens de um rei, eram prontamente atendidas, não havia espaço para questionamentos. E as mulheres eram vistas e tidas como objetos, moedas de troca, e tratadas com pouco ou quase nenhum respeito. Estou trazendo essas informações porque acredito serem importantes, para que você inicie a leitura com o coração aberto, já ciente que provavelmente encontrará cenas e palavras problemáticas, e que bom que hoje podemos olhar para as coisas como elas eram e entender o quanto já evoluímos e também o quanto ainda precisamos conquistar.

A Inglaterra e a Escócia não estão em guerra, porém a animosidade entre seus povos é forte. Ingleses acreditam serem seres superiores, civilizados, e veem os escoceses como guerreiros bárbaros e selvagens, os boatos sobre seus feitos em nada ajudam, obviamente que se perguntarmos a um escocês, ele nos dirá que os escoceses são superiores e mais civilizados e que os ingleses são os cruéis e desumanos. Como eu disse, a animosidade é palpável. É neste cenário que conhecemos o barão Jamison e suas filhas, Agnes e Alice que são gêmeas, Mary e Jamie, ele recebeu uma carta de seu rei Henrique, o informando que devido a algumas dívidas que ele não pagou, duas de suas filhas deverão se casar com escoceses; Guerreiros estes, que também não ficaram nada felizes com a ordem que receberam de seu rei Edgar, mas suas vontades não importam e eles precisam cumprir a exigência.

“— O céu vai congelar antes de eu me casar com o senhor, milorde; congelar de fato…

— Você acabou de descrever as Highlands no inverno, moça. E você vai se casar comigo.

— Nunca.

Exatamente uma hora depois, Lady Jamison se casou com Alec Kincaid.”

Para Jamison, que ama suas filhas, em especial a Jamie, que na verdade é sua enteada só existe uma solução, não permitir que ela seja a escolhida, que as gêmeas ou Mary sejam levadas, ainda que todas estejam chorando desesperadas, principalmente após ouvirem conversas sobre o guerreiro que está a caminho. Os rumores dizem que Alec Kincaid é um guerreiro perverso, poderoso, sedento por sangue, e que até teria matado sua primeira esposa – será? -, além disto, sua aparência é muito diferente dos ingleses, o homem parece um Hércules, alto, extremamente forte, de feições duras. Seu amigo, o segundo escocês, Daniel do clã Ferguson, também possui uma aparência assustadora, só que suas feições são mais suaves, ele parece sorrir mais.

Os guerreiros possuem pressa, não confiam nos ingleses e querem deixar suas terras o mais rápido possível. E não demoram a fazer suas escolhas, e para o desespero do barão Jamison, mesmo com todos os seus artifícios Kincaid escolhe levar sua Jamie, Mary é a segunda filha a ser escolhida. O casamento é realizado quase que imediatamente e logo após a cerimônia, eles já estão a caminho das Highlands, para essas duas recém noivas cabe o medo pelo desconhecido, por serem privadas de sua família, em uma terra distante e sem nenhum amigo.

“Ela vestiu preto em seu casamento. A escolha do traje foi um gesto puramente desafiador, destinado a enfurecer o escocês.”

Caros leitores, A Noiva é uma leitura interessante, eu gostei bastante, principalmente porque ela mescla romance, suspense e embasamento histórico, tudo isso envolto por um enredo divertido. Jamie é nossa protagonista e apesar de Mary ter presença no decorrer da história, eu suspeito que teremos um livro sobre a história dela em breve, por isso não iremos abordar ela aqui, portanto falemos de Jamie; ela é inteligente, determinada e muito forte, a jovem de beleza exuberante com seus lindos olhos violetas é astuta e é sua bravura que conquista Alec Kincaid a princípio, ele gosta de pensar que a jovem inglesa com quem se casou, poderia ser uma escocesa. Só que Alec está determinado a nunca se entregar, e se apaixonar… coitado, ele nunca teve uma chance se quer de conseguir cumprir essa promessa. Jamie, brilha, ela que também está determinada a nunca se curvar para o marido, e leva à risca seus desejos e vontades, se impõe, se revela muito mais valiosa para aquele clã que inicialmente a hostiliza, e quando se dão conta… a pequena já conquistou seu espaço. O problema é que alguns estranhos acontecimentos, passam a ameaçar a vida de Jamie, tornando-a um alvo, e Alec está determinado a descobrir quem está querendo matar sua esposa.

Divertido, fluido e com muita ação, A Noiva é uma ótima leitura, Alec e Jamie possuem muita química, e a luta deles por tentarem resistir um ao outro, dura até um beijo – risos-, eles são puro fogo. Alec até tenta manter sua postura de durão, frio, indiferente e distante, mas falha miseravelmente, Jamie se infiltra em seu coração sem que ele se quer se de conta. Jamie é tão astuta, determinada a não permitir que calem a sua voz, a fazer o bem, porque ela tem muito disto nela, ajudar, colocar o outro em primeiro lugar, ela se preocupa verdadeiramente, e acaba se esquecendo de si mesma. Alec é o líder de seu clã, ele possui muitas responsabilidades, por vezes se parece com um brutamontes, todo mandão e arrogante, mas na verdade é um homem gentil, generoso, preocupado com os seus e com muito amor para dar. Leiam, é uma ótima opção para entreter e curar ressacas literárias.

A NOIVA

Sinopse: Um casamento arranjado leva ao amor apaixonado neste clássico romance histórico escocês da autora best-seller do New York Times, Julie Garwood, que levará você em uma viagem romântica inesquecível, rica em humor, suspense e detalhes históricos. Por decreto do rei, o mais poderoso dos lairds escoceses, Alec Kincaid, deve tomar uma noiva inglesa. Sua escolha é Jamie, a filha mais nova do barão Jamison — uma beldade espevitada de olhos violeta. Desde o primeiro vislumbre que tem da orgulhosa dama, Alec sentiu uma fome ardente agitar-se dentro dele. Esta era uma mulher digna de seu espírito de guerreiro destemido. E ele anseia por tocá-la, domá-la, possuí-la… para sempre. Mas, com os votos de casamento, Jamie fez seu próprio juramento secreto: nunca entregar seu coração a um homem que ela considera um bárbaro das Highlands. Alec é tudo contra o que o coração de Jamie a alertou: um patife arrogante e taciturno, cuja aparência rude ecoa prazeres selvagens. No entanto, quando estranhos acidentes começam a colocar a vida de Jamie em risco, algo muito mais perigoso do que o desejo ameaça conquistar seus sentidos. Os beijos ardentes de laird Kincaid incendeiam seu sangue, mas ela está determinada a resistir a ele…

Ficha técnica:

Romance Medieval | Julie Garwood | Lairds’ Fiancées, Vol. 1 | Editora Charme | 1º Edição | 2022 | 416 Páginas | Tradução: Monique D’Orazio | Classificação indicativa: +18 | Cortesia | Minha avaliação: 3,5/5 | Onde encontrar: SKOOBAMAZONLOJA CHARME

Até a próxima! Bye.

LEIA TAMBÉM

Deixe um COmentário