A Menina no Escuro – Karen McQuestion | Faro Editorial

por Biia Rozante
0 comentário

ALERTA DE GATILHOS – Abuso infantil, narcisismo

Sharon é uma senhora aposentada, que vive sozinha desde que sua filha se mudou, tendo como companhia seu gato. Moradora de um bairro tranquilo, ela leva uma rotina sossegada apesar de ser muito ativa. Numa certa noite, devido a um eclipse lunar ela resolve ir até seu quintal observar  melhor, e estranha que ao olhar para a casa dos seus vizinhos através da janela ela consegue ver uma garotinha lavando louça, a situação chama ainda mais sua atenção, quando a dona da casa aparece e age de maneira brusca com a criança. Sharon sabe que seus vizinhos não possuem nenhuma menina e muito menos criança, o filho dos Flemings é um adolescente. Incomodada ela retorna para dentro de sua casa e passa horas, ou melhor, dias remoendo o que viu, sempre atenta observando para ver se assim consegue mais algum vislumbre que remeta ao que ela presenciou, ao mesmo tempo em que busca “desculpas”, possibilidades para o que viu, afinal de contas, poderia ser um parente visitando.

Quando sua filha Amy liga para pedir um favor, Sharon até comenta com ela o incidente, mas a filha a alerta sobre não tirar conclusões precipitadas e tomar cuidado ao ficar bisbilhotando a vida alheia, o foco da ligação vem à tona, Amy quer ajuda com sua protegida, Nikita, uma jovem desamparada que ela vem acompanhando e tentando ajudar. Ela precisa de um lugar temporário para morar. Ainda que relutante e com certa insegurança, Sharon aceita acolher a jovem, incapaz de negar um pedido de sua filha. E para total surpresa de Sharon os seus pré-conceitos a respeito da jovem caem por terra, Nikita é uma menina que está buscando por uma oportunidade, que vem tentando a muito conquistar seu espaço, construir um futuro, mas que infelizmente carrega as marcar de uma infância vivida em lares adotivos que não foram positivos.

“Sharon ouviu a emoção por trás daquelas palavras e se comoveu. Que comentário triste, de que simples gentileza na vida daquela garota eram consideradas as melhores coisas que já lhe haviam acontecido, mas Sharon se sentiu afortunada por poder desempenhar um papel tão importante na vida de alguém. Com que frequência aparecem oportunidades assim? São raras. Ou talvez ela que não tivesse procurado o bastante.”

A conexão entre ambas é palpável e ainda que a aproximação seja feita com muita cautela, não demora para que Sharon comente com a nova moradora de sua casa o incidente que presenciou, ela até tenta minimizar seus receios, só que Nikita conhece uma realidade dura, o lado cruel e sombrio dos seres humanos e se compromete a também ficar de olho e assim, juntas elas podem tentar descobrir o que está acontecendo.

Em paralelo a tudo isso, ainda somos apresentados a uma outra família onde Wendy e Edwin, estão há anos buscando por notícias de sua filha Morgan, que após uma briga com sua mãe, saiu de casa e nunca mais voltou ou se quer telefonou. O medo do que poderia ter acontecido com a jovem os assombra constantemente, temendo cada vez que o telefone toca, incapazes de decidir se ter uma resposta seria melhor do que viver no escuro.

Caros leitores! A MENINA NO ESCURO é um thriller doméstico que irá nos apresentar três lares diferentes, mais que as relações entre as pessoas que os integra, iremos também acompanhar a maneira como essas famílias irão se conectar. É muito fácil se apegar a Sharon, e a Nikita, ver uma verdadeira relação de amor se formar ali, e como juntas elas não se deixam intimidar, buscando a verdade. Sobre a menina no escuro, é difícil não se emocionar e ter seu coração partido em um milhão de pedaços, as informações não precisam ser gráficas para que o horror nos atinja. Ainda quero frisar que aqui a intenção da autora não é te enganar, ela não faz questão de sustentar um mistério até o fim, as respostas são óbvias, as conexões claras, o que realmente importa é a jornada que esses personagens vão percorrer e como irão lidar com tudo. É sobre sentir, questionar algumas situações e visualizar os cenários, tudo em um ambiente familiar, de cotidiano, é bem interessante. E isso é tudo que posso dizer sem spoilers.

“Que terrível fazer parte da família Fleming. Aparentemente, eles tinham tudo, mas olhando de perto, via-se que não havia nenhum respeito ou afeição e, muito menos, amor.”

Para quem quer começar a ler o gênero, aqui temos uma ótima opção, um suspense mais leve, sem cenas gráficas, sem descrições detalhadas, o que torna a leitura mais leve e rápida, ainda que intensa e comovente.

A MENINA NO ESCURO

Sinopse: Você sabe quem são os seus vizinhos? Só um eclipse lunar faria Sharon sair para o quintal de sua casa naquela noite fria. A lua estava linda, mas o que realmente chamou sua atenção foi a silhueta de uma garotinha lavando a louça na casa vizinha. Os Flemings não tinham filhos pequenos, mas a pergunta que se fazia era: por que alguém colocaria uma menina fazendo tarefas domésticas quase de madrugada? Intrigada, Sharon se aproxima para fotografá-la, e acaba presenciando uma cena ainda mais perturbadora. Ela tenta esquecer o que viu, mas sua mente cria várias teorias sobre o que teria acontecido naquela noite. Em meio a um turbilhão de pensamentos, os dias passam e Sharon recebe em sua casa a visita de uma jovem de um abrigo. Nikita, que cresceu em lares de acolhimento, logo se une às suspeitas de Sharon e juntas decidem investigar. Então elas descobrem alguns segredos dos Flemings que as colocam numa rota de perigos que não seriam capazes de imaginar.

Ficha técnica:

Thriller doméstico | Karen McQuestion | Faro Editorial | 1º Edição | 2022 | 256 páginas | Tradução: Adriana Krainski | Cortesia | Classificação Indicativa: +16 | Minha avaliação: 4/5 | Onde encontrar: SKOOBAMAZON

Até a próxima! Bye.

LEIA TAMBÉM

Deixe um COmentário