Caros leitores! Se tem algo que eu discordo logo de cara deste livro é em chamá-lo de chick-lit, comédia, ou qualquer outro gênero que remeta a algo divertido, e isso se dá justamente pelo pano de fundo que cerca nossa protagonista e que infelizmente conversa imensamente com a nossa realidade, ambientes de trabalho tóxicos, abusivos e caóticos. E não, não estou dizendo que todos os ambientes são assim na vida, estou apenas afirmando que eles existem e que muitos de nós acabam sendo atingidos em algum momento. Entretanto, preciso ressaltar que também temos momentos de leveza, onde a história se mostra mais como um romance.
Carey Duncan, é uma jovem trabalhadora, leal, eficiente e muito talentosa, quando ela tinha dezesseis anos, enfrentava uma realidade muito difícil na sua vida, com uma família disfuncional e um lar conturbado, ela precisava de um emprego, de uma fuga e auxílio, foi quando ela se deparou a primeira vez com o casal Tripp, donos de uma lojinha de decoração, ainda que pequena na época, mas cheios de sonhos, eles a acolheram como “filha” e a partir daí se tornaram inseparáveis. Dez anos já se passaram desde o início desta “parceria”, a pequena loja de decoração com seus móveis únicos, vitrines criativas e atrativas se tornou um império, e Melissa e Rusty Tripp são o casal do momento. Eles dominam o mercado, mais que isso, eles são donos de livros de decoração, lar, apresentam um programa de muito sucesso de reformas, e estão prontos para expandir ainda mais todo o sucesso, e até almejam novos públicos, o único probleminha, é que nada mais é com era, e manter as aparências pode ser um grande desafio.
“É como se eu tivesse escolhido um caminho e, de repente, um dia virou uma semana, que virou um mês, que virou um ano, e aqui estou eu, dez anos depois sem saber o que fazer quando não estou caminhando.”
Melissa e Rusty, aclamados por onde passam, com uma legião de fãs, vendem a imagem de casal perfeito, bem-sucedido, que juntos construíram algo imensurável, criando seus filhos, prestes a saírem para a turnê de divulgação de seu novo livro, livro este que fala sobre um casamento blindado, a prova de falhas, de um amor que tem superado e dado conta de tudo… só que essa não é a realidade. Já que ambos, mal se suportam, não conseguindo se quer conversarem sem começarem a gritar um com o outro, que vivem um casamento de fachada em nome do dinheiro e da fama estrondosa que conquistaram. E Carey, lembra dela? Sim, ela segue com eles, ainda uma fiel e leal funcionária, a única que conhece de fato os segredos do casal, e o que eles fazem de tudo para esconder, agora ela é a assistente da Melissa, a melhor que qualquer pessoa poderia querer, sempre um passo à frente, incansável, seu tempo nunca é seu, suas vontades sempre anuladas, mas seu trabalho sempre entregue e aproveitado. Sim, ela é bem remunerada, e o plano de saúde é o que de fato salta seus olhos, mas isso é tudo que um funcionário precisa?
James McCann é o assistente de Rusty, e que fique claro que essa não é sua escolha, já que ele havia se candidatado a vaga de engenheiro. Um fardo que ele tem carregado sem muito animo. E é ele também que irá presenciar uma situação comprometedora antes da saída do casal Tripp para a turnê do livro, uma situação que irá destruir a possiblidade de férias de Carey, já que agora, ela e o James, terão que embarcar com o não-casal para ajudar a manter as aparências e não se matarem enquanto divulgam o amor perfeito. Só que ao contrário de Carey, James não possui laços com o casal, não os vê como “família” e é capaz de enxergar todos os problemas que cercam a carreira e a forma como os Tripp lidam com seus funcionários. E preciso mencionar que ele e Carey não possuem uma boa relação… ou seja, o desastre está a caminho, e a passos bem largos.
“Mas suponho que, se os Tripp conseguem jantar juntos fingindo estarem apaixonados, eu também devo conseguir jantar com a Carey fingindo não estar.”
ARMADILHAS DO AMOR, foi uma leitura rápida e interessante, na mesma medida que incomoda. Incomoda para MIM, justamente por já ter enfrentado um emprego TÓXICO, o que logo de cara me trouxe identificação com a Carey, e como as situações do dia a dia, as pequenas falas, as “boas” intenções que estão ali apenas ocultando egos e desrespeito. E isso foi um gatilho horrível, porque me levou para o lugar de desaprovação, de insegurança, vergonha, medo, no lugar de não confiar no meu trabalho e na pessoa que eu sou. O que me leva a parabenizar as autoras pelo ótimo trabalho em transmitir isso através de uma personagem fictícia. Os Tripp nos levam a duvidar mais uma vez da vida “perfeita” dos famosos, é muito comum programas de reformas com casais, e eles me fizeram olhar para todos com dúvida, Melissa se deslumbrou tão absurdamente com tudo que conquistou, que se esqueceu de onde veio, e de quem fez tudo acontecer, que só um rostinho bonito e uma postura altiva, não conquistam nada, ninguém chega longe sozinho. Ela se desvia até de sua família, do amor e da mulher que ela era, tudo em nome de manter uma posição social, dinheiro e muito status. Rusty por outro lado, é HOMEM… se é que vocês me entendem, ele é um grande idiota, que quando sente sua masculinidade ameaçada, ou vulnerável, não sabe conversar, não sabe se impor e sai fazendo um monte de burradas, precisando reafirmar sua posição, necessidades e se esquece do principal alicerce de uma família que é o respeito, a confiança, o diálogo. Dois ricos mimados, que esqueceram de como ser humanos e empáticos, se usando do sonho, da pretensão de carreira, do carinho do outro para seguirem se dando bem. Até que um choque de realidade os traz de volta. E James, bem… ele é homem, mas com um pouco mais de tato, e explorado de maneira lenta, demora para entendermos quem de fato ele é, e qual será sua participação na narrativa, e quando acontece ele é um ótimo personagem.
O romance que inicialmente eu pensei que rondaria o próprio casal Tripp, na verdade fica por conta da Carey e do James, e apesar de seguir no segundo plano, é gostosinho de ver sendo construído, as barreiras cedendo, o carinho surgir, assim como o respeito e a admiração de um pelo outro. É este romance que também se torna o alívio cômico Carey sendo honesta e direta, rendeu boas cenas. Um cão e gato cheio de provocação.
“Há quanto tempo eu não sinto essa energia acelerada que empurra todos os pensamentos para longe?”
E ainda temos um mistério, logo no início nos tornamos cientes de que está acontecendo uma investigação, já que temos um interrogatório em andamento… ou seja, algo realmente aconteceu nesta viagem.
Para quem gosta de histórias com personagens verossímeis, com situação palpáveis que vão incomodar, mas que também cumprem o papel de entreter e informar, ARMADILHAS DO AMOR é uma boa indicação. Christina Lauren, possuem uma narrativa fluida e envolvente, elas sabem como prender o leitor e o deixar instigado a continuar lendo. Todo o mistério, assim como as provocações e interações entre os personagens oferecem um enredo interessante. Carey é minha personagem preferida, ela é bem construída, complexa e muito humana, enfrentando uma vida difícil, uma doença, inseguranças e ainda assim… seguindo, vamos acompanhar a jornada desta jovem se redescobrindo, olhando para dentro de si e buscando sua força, e quem já passou por um processo assim, sabe o quanto pode ser doloroso e ainda assim INCRÍVEL. Sobre o casal Tripp, fica o ensinamento de como o amor pode ser frágil, e que existem coisas que depende apenas do primeiro passo, de que alguém ceda, pare e chame o outro para o que realmente importa.
Falar de um livro da Faro Editorial, é falar de carinho, edição lindíssima, com mudança de fontes, e estilo na diagramação, oferecendo uma experiencia de leitura muito legal.
ARMADILHAS DO AMOR
Sinopse: “Relacionamentos são parecidos com casas: sem um bom alicerce, desmoronam” Carey Duncan é o braço direito e superassistente do famoso casal de design e reforma de casas, Melissa e Rusty Tripp. Em dez anos, ela os ajudou a construir um verdadeiro império, e agora estão à beira do estrelato, com um novo programa de TV e o lançamento de um livro. Há apenas um problema: o casal favorito das câ¬meras não se suporta. James McCann é um gênio dos números e foi contratado por Rus¬ty como engenheiro para as obras de reformas, mas o trabalho não é nada do que ele pensou. E o desafio que surge é outro: tanto ele quan¬to Carey devem fazer uma turnê com os Tripp e evitar que tudo vá pelos ares. Afinal, nenhum deles pode se dar ao luxo de desistir. Carey precisa do emprego e os produtores prometeram a James o melhor cargo da sua vida se conseguirem manter o casal no caminho certo por mais algumas semanas. Uma tarefa que parece impossível… Enquanto viajam com os Tripp, Carey e James prometem tra¬balhar em conjunto para manter os segredos dos chefes ocultos e os empregos seguros. Mas eles vão passando muito tempo juntos e… se entre os Tripp só rolam brigas e confusão, entre Carey e James as faíscas não param de surgir.
Ficha técnica:
Romance | Christina Lauren | Faro Editorial | 2023 | 1ª Edição | 224 páginas | Tradução: Adriana Krainski | Classificação Indicativa: 12+ | Cortesia | Minha avaliação: 3/5 | Onde encontrar: SKOOB – AMAZON
Até a próxima! Bye.