Os Doze Segredos – Robert Gold | Faro Editorial

por Biia Rozante
0 comentário

Alerta de gatilhos, o livro vai retratar assuntos sensíveis como violência sexual, suicídio, mortes explicitas e alguns outros.

Ben Harper, tinha apenas oito anos quando seu irmão Nick e melhor amigo Simon, foram brutalmente assassinados por duas jovens. E mesmo diante de toda a repercussão o caso foi tratado como algo aleatório, uma fatalidade que poderia ter acontecido com qualquer outro jovem que tivesse se adentrado na floresta com as meninas. As famílias das vítimas ficaram devastadas, a pequena cidade como um todo se mobilizou, um crime hediondo que jamais foi esquecido. Dez anos se passaram e a cidade mais uma vez irá sofrer, desta vez, é a mãe de Ben que tirou a própria vida, trazendo à tona o luto e o dia em que os jovens morreram outra vez. Ainda que Ben não compreenda como sua mãe sucumbiu a dor, ele tenta se reerguer, e com a ajuda de amigos queridos, ele vai para a faculdade, e se torna um prestigiado repórter investigativo. E agora com a morte da sua mãe prestes a completar dez anos e a do seu irmão com vinte, Madeline sua editora-chefe, acredita que está na hora de Ben escrever algo sobre sua própria família e sua ideia ganha força, quando um novo assassinato, parece estar ligado diretamente a morte do seu irmão. Toda a dor volta, a angústia o toma, e a sede por respostas o colocará em caminhos que talvez fossem melhores, nunca serem pisados.

“Tantos mortos para proteger um segredo”

Caros leitores! Se tem algo que me incomoda muito é livro com temática incrível, e um desenvolvimento ruim. E com isso, já vou deixar claro que eu não gostei da leitura. Mas antes de esmiuçarmos os pontos negativos, vamos falar dos positivos. Como mencionei a premissa é muito interessante, o assassinato de dois rapazes de quatorze, quinze anos, cometido por duas jovens mais ou menos da mesma idade, de maneira brutal, ao ponto de mobilizar e chocar a cidade inteira e a mídia. Vinte anos se passam e então um novo assassinato trás as velhas dores de volta, reabrindo um caso que estava tido como resolvido, mas que parece ter alguns desdobramentos nunca se quer questionados. Ben, que é nosso protagonista é o centro desses acontecimentos, ele é o irmão da vítima, filho de uma mulher que ao que tudo indicava, havia se matado em decorrência deste crime, que se tornou um dos maiores jornalista de true crime e que tem a oportunidade de ir atrás das respostas verdadeiras. Além da premissa, temos o cenário que é todo envolta de uma pequena cidade, onde todos os moradores se conhecem e possuem algum tipo de vínculo, seja familiar ou de amizade, que possuem SEGREDOS, a cada capítulo vamos nos dando conta de que absolutamente TODOS escondem algo. E isso é um ponto interessante, porque instiga, faz você criar teorias e acreditar que em algum momento todas elas vão se colapsar. O problema é que é só isso.

Premissa interessante, várias histórias, segredos, muitos personagens e o autor não conseguiu manter o ritmo, o enredo se perde em tantas idas e vindas mal marcadas, passagens de tempos de um parágrafo para o outro sem qualquer sinalização, um começo confuso, uma escrita com muita enrolação e um desfecho feito para chocar, o autor despeja tudo de uma só vez e você precisa digerir tudo aquilo. E o que mais me incomodou, é que este final faz com que o crime principal, e muitos outros que estiveram presente durante o desenvolvimento, parecessem esquecidos, banais, quase que naturais…

Ben, é um personagem que tinha tudo para entregar muito, mas ele não é bem construído, não tem personalidade, não tem potência, sua vida é um trauma atrás do outro e ainda assim ele parece frio, existe uma falta de emoção, mesmo o autor apontando as emoções, você não as sente. Outro ponto é ele ser descrito como o melhor jornalista investigativo de true crime e simplesmente não investigar nada se não tiver alguém o persuadindo, ele não tem iniciativa, confuso na maior parte do tempo, e de repente ele está cheio de vontade e coragem e então já não sabe mais… faltou muito para ele cativar e ser quem ele poderia ter sido dentro da história.

“(…) As coisas poderiam ter sido muito diferentes se eu tivesse sido honesta comigo mesma desde o início. Você diz a si mesma tantas verdades diferentes simplesmente para tornar a vida tolerável.”

E o final… sério, foi decepcionante. Não me causou uma grande surpresa, conforme a história foi andando, eu já estava tendenciosa para o que poderia ser, ainda que uma coisa o outra tenha caminhado para algo diferente, ainda assim foi só, ok.

Mesmo com todos os apontamentos eu recomendo sim a leitura, pois como já disse aqui várias vezes, livros não são unanimes, pode ser que você o leia e ame do jeitinho que ele está. Com uma grande teia emaranhada, com muitas pontas e possibilidade, um quebra-cabeça que é interessante de se ir montando. Eu leio muito do gênero, então isso também pode fazer diferença durante a leitura. Enfim, o livro não é de um todo ruim, apenas não funcionou para mim.

OS DOZE SEGREDOS

Sinopse: A vida de Ben Harper mudou para sempre no dia em que o irmão mais velho, Nick, foi assassinado por duas meninas. A polícia chamou os assassinatos de aleatórios, uma tragédia sem sentido, mas aquele crime chocante mobilizou todo o país, levando a família e a pequena cidade ao centro do noticiário nacional. Vinte anos depois, Ben consegue deixar o passado para trás e se torna um respeitado jornalista investigativo. Até que ele se depara com um novo caso de assassinato, que parece ligado à morte do irmão, e todo sentimento de angústia retorna, e sua vida vira de cabeça para baixo. Logo ele se vê preso em uma teia de mentiras, que envolve todos ao seu redor. E em sua busca por respostas, Bem descobre uma verdade muito importante: TODOS TÊM SEGREDOS. MAS ALGUNS SÃO MAIS MORTAIS…

Ficha técnica:

Thriller, investigação | Os Doze Segredos | Robert Gold | Faro Editorial | 2023 | 1ª Edição | 288 páginas | Tradução: Fernando Silva | Classificação indicativa: 18+ | Cortesia | Minha avaliação: 2,5/5 | Onde encontrar: SKOOBAMAZON

Até a próxima! Bye.

LEIA TAMBÉM

Deixe um COmentário