FRANKIE – Jochen Gutsch e Maxim Leo | Faro Editorial

por Biia Rozante
0 comentário

ALERTA DE GATILHOS – Luto, depressão e mais…

Caros leitores! Começarei essa resenha já revelando minha grata surpresa e satisfação com essa leitura. Um livro de enredo simples, narrado pela perspectiva de um gato, que aparentemente seria despretensioso… mas que te deixa pensando sobre a vida. FRANKIE, é uma obra que mergulha em diversas camadas emocionais e sociais, utilizando a relação entre um homem e um gato como ponto central para abordar temas profundos como depressão e maus-tratos aos animais.

Frankie é um gato de rua, com uma orelha faltando um pedaço, vivendo das migalhas que encontra, morando em um local ermo, debaixo de uma banheira velha, numa montanha de lixo, porém cheio de esperanças, de positividade e amor pela vida. Como um bom felino, é curioso, gosta de explorar os locais, as casas, e é em meio a uma de suas caminhadas que se depara com uma casa que ele julgava ser abandonada, e é lá dentro que uma cena chama sua atenção, um humano “brincando” com uma corda… Frankie fica fascinado com a cena, e da janela fica encarando o momento, o que faz com que o humano desista daquilo e vá até ele.

“— Bem, isso de sentido da vida. Primeiro tem que encontrar. Depois tem que tomar cuidado pra não perder. E, se perder, como você perdeu, fica o tempo todo se perguntando onde ele está. Um sentido da vida assim só dá dor de cabeça. Na minha opinião. E no fim a gente sem tempo pra outras coisas.”

Como vocês já devem ter entendido, a cena não era tão inofensiva assim, o homem que Frankie observava estava tentando acabar com a sua própria vida e é justamente seu olhar inocente e curioso que fazem com que aquele homem desista pelo menos naquele instante… O inesperado acontece, aquele homem solitário e deprimido, e o gatinho de rua, criam um vínculo emocional, uma espécie de amizade “estranha” e desajustada que funciona muito bem para ambos. O que Frankie, não entende, e não percebe é que sua presença se torna um símbolo de esperança, companheirismo e resiliência. A verdade, é que após se conhecerem nada na vida de ambos será igual novamente.

Estamos diante de um livro bem curtinho, porém cheio de significado. Frankie me surpreendeu pela simplicidade, ao mesmo tempo em que trata de assuntos densos. Os autores, se usam da relação entre o gato e o humano, para explorarem a complexidade da depressão, do luto, da solidão e do medo do futuro, ou da falta dele. Frankie não é apenas um gato na história, mas sim um catalisador para a transformação pessoal do protagonista, ajudando-o a superar seus próprios demônios internos. Além disso, o livro lança luz sobre a questão dos maus-tratos aos animais, revelando as realidades cruéis que muitos animais de rua enfrentam diariamente.

“(…) Mas tem uma coisa dos humanos que eu sei bem: eles vivem falando essas palavras. “Vai ficar tudo bem” e tal. Mas, na minha opinião, são palavras burras, porque todo mundo sabe que não é tudo na vida que vai ficar bem. Talvez a metade de tudo vá ficar bem. E isso com alguma sorte. A burrice está justamente aí: não tem nada nem lugar nenhum na vida em que realmente tudo vai ficar bem.”

FRANKIE, é uma obra sobre o amor em sua forma mais pura e verdadeira. Aquele que vem de onde se menos espera, de quem se menos espera e como um abraço apertado derruba as defesas e faz com que olhemos para o momento difícil com um novo olhar. É sobre esperança, e buscar força de onde muitas vezes não se tem, para não desistir.

Eu gostei muito da leitura. Com uma narrativa emocionante e reflexiva, única e sentimental, fui sugada para dentro do enredo e o li avidamente, louca para descobrir qual seria o desfecho daquela amizade tão improvável. Amei conhecer a história pelo olhar do Frankie, e sua astucia e amor pela vida. Um gatinho falante, que nem sempre foi de rua, mas que viu sua vida mudar quando sua dona foi levada embora por um carro branco que tinha luzes… É sensível, tocante e volto a falar, é simples, os temas não vão ser aprofundados, afinal de contas, é um gato o narrador, mas vale muito a leitura.

Edição linda da Faro Editorial. Deixo aqui essa recomendação de leitura.

FRANKIE – Um homem desiludido. Um gato procurando um lar. Uma história comovente sobre uma amizade extraordinária.

Sinopse: Richard Gold havia planejado tudo nos mínimos detalhes. Nada poderia dar errado. Aquele era o dia em que tiraria a própria vida. A corda já estava em seu pescoço quando um gato se senta em frente a uma janela observando-o com interesse ― isso desvia totalmente sua atenção e muda o curso dos acontecimentos. Gold não contava que a partir daquele encontro iria ganhar um novo colega de apartamento chamado Frankie, um gato magro de queixo branco. Frankie não contribui com o aluguel, e os seus interesses se resumem a uma TV gigante, uma cama macia e comida na hora certa. Além disso, mantém o homem acordado a noite toda e explora impiedosamente seus sentimentos, em uma franca conversa entre humano e gato, sobre coisas como amor, confiança e felicidade. Então, uma amizade entre dois estranhos tem início. E, no momento mais delicado de sua vida, Gold percebe que é de um amigo que precisava mais do que qualquer coisa. Neste livro singular, o humor surge da tragédia, enquanto um gato explora o mundo dos humanos e tenta ajudar o companheiro inusitado a encontrar o sentido da vida.

Ficha técnica:

Drama | Maxim Leo e Jochen Gutsch | Faro Editorial | 1ª Edição | 160 páginas | 2024 | Classificação indicativa: 12+ | Cortesia | Minha avaliação: 4/5 | Onde encontrar: SKOOBAMAZON

Até a próxima! Bye.

LEIA TAMBÉM

Deixe um COmentário