Caros leitores! Estou tão feliz em falar deste livro, uma leitura encantadora que tem como pano de fundo o natal, misturando comédia, uma pitada de realismo mágico e romance, entregando um enredo leve e fluido, sobre segundas chances, família e o verdadeiro sentido da felicidade.
Maelyn Jones vive um momento de frustração, presa em um trabalho no qual não vê mais futuro, retornando para dentro da casa da mãe, e com sentimentos não correspondidos… para dificultar ainda mais toda a situação, Mae e seu melhor amigo de infância se beijaram e ela se arrependeu imediatamente e agora não sabe como lidar com isso. E para fechar com chave de ouro a sucessão de acontecimentos ruins da sua vida, o Chalé, seu lugar favorito do mundo, o local onde desde seu nascimento sua família e famílias amigas se reúnem para passar os feriados, será vendido. Tudo está desmoronando, as tradições ameaçadas, e o desespero ao imaginar o futuro toma conta de Mae. Até que um evento inesperado e muito confuso, a faz reviver o período de férias repetidas vezes… um looping temporal que parece não ter fim e a obriga a reavaliar suas escolhas e o que realmente importa para ela.
“(…), Mas acho que há uma lição para aprender nisso tudo: não podemos apagar os nossos erros. Mas podemos descobrir como consertá-los.”
UM SONHO DE FÉRIAS, é uma leitura leve, divertida, com momentos de emoções, que propõe um olhar sobre segundas chances, usando-se da “metáfora” da volta no tempo, para poder reviver os mesmos dias, e assim ter oportunidade de consertar erros, confessar sentimentos, ter coragem para enfrentar o que tem causado descontentamento… Mae é uma protagonista autêntica, muito real, com inseguranças, medos, defeitos, esperanças e sonhos, que fazem com que nos identifiquemos com ela em algum nível, é muito difícil tomar decisões na vida adulta onde tenhamos que arriscar a segurança, o que está confortável, por puro medo do desconhecido, e quando o assunto é amor… todo cuidado é pouco. Mae sempre foi a boa garota, aquela que não dá trabalho, a que não decepciona, a que não arrisca, que segue as regras e tradições…, mas por baixo desta fachada, sempre existiu algo que queimava com intensidade, uma inquietação, que ela precisava pôr para fora. E ver ela sai do lugar de alguém que está perdido para o ponto de encontrar coragem para perseguir seus sonhos e vontades, foi muito legal e inspirador.
Temos muitos personagens nesta história, são famílias amigas que se reúnem pelo prazer de passarem o feriado juntos, e eu amei isso; conversas altas, barulho, momentos compartilhados. E são esses personagens que vão adicionar camadas na história, desde as relações familiares individuais, cada família com sua peculiaridade, e problemas, a relação de amizade entre duas pessoas de idades bem diferentes, o romance entre jovens que se conhecem praticamente a vida inteira e como suas famílias lidam com isso… Essas relações cheias de amor, tensão, e histórias compartilhadas, refletem a importância das conexões humanas e o quanto elas significam na busca pela felicidade e real significado da vida.
O chalé que é cenário para todo o enredo, é mais do que um pano de fundo, ele é um personagem na trama. As descrições sobre sua opulência que está ferida pelo tempo e falta de manutenção, e ainda assim todo o esplendor das memórias que ali foram compartilhadas, as tradições que foram criadas, o quanto um local pode abraçar mesmo sem ter braços, envolve o leitor em uma atmosfera de nostalgia e conforto.
“(…) Quantas coisas nós fazemos sem pensar, só porque é assim que sempre fizemos? A mesma comida em todas as refeições, os mesmos jogos todas as noites, com as mesmas equipes. As mesmas músicas. Sou a pior de todas, porque nunca estou disposta a abrir mão de nenhum detalhe.”
O romance em si é muito fofo, são jovens que se reconhecem depois de tantos anos compartilhando a companhia um do outro, mas sem nunca antes terem experimentado dar o passo para algo que fosse mais do que amizade. Eu gostei das conversas francas, da maneira como eles construíram o relacionamento amoroso buscando conhecer o outro de verdade.
Christina Lauren me ganharam, elas conseguiram me envolver, me entreter e torcer pela história. Com diálogos afiados, a narrativa é fluida e dosa com muito equilíbrio os momentos de emoção e diversão. O uso da viagem no tempo foi feito de maneira criativa, ainda que não tenha sido perfeito, serviu ao propósito, entregando assim uma leitura que aquece o coração, uma leitura conforto.
Para quem gosta de romances que combinam esse toquezinho de magia, família grande, amor e alergias de natal, eis aqui uma ótima opção de leitura. E lembre-se sempre, de que mesmo que a vida não nos dê exatamente o que queremos, ela sempre vai encontrar um jeitinho de oferecer o que precisamos, ainda que não seja exatamente como esperávamos. Ainda vale a pena ter esperança, fé e sonhar.
UM SONHO DE FÉRIAS – Christina Lauren
Sinopse: Como aproveitar a generosidade do Universo? Para muitas pessoas, o Natal é a época mais encantadora do ano… porém, não para Maelyn Jones. Ela teve que voltar a morar com a mãe, está insatisfeita com o emprego e ainda precisa lidar com uma vergonha: beijou acidentalmente o irmão de Andrew Hollis, o homem irresistível por quem é apaixonada desde a adolescência e para quem nunca teve coragem de se declarar. Além disso, ela enfrenta a triste possibilidade de perder seu lugar favorito no mundo: o chalé aconchegante onde, desde o nascimento, sua família e duas outras famílias amigas dos pais, incluindo a de Andrew, passam os feriados. Com o chalé prestes a ser vendido e as tradições ameaçadas, Mae se desespera imaginando o futuro sem aqueles momentos que aquecem seu coração. Então, em um apelo desesperado ao Universo, ela pede algo que a faça verdadeiramente feliz. É quando, após um acidente de carro, Mae é transportada para uma semana no passado, e terá a oportunidade de corrigir rotas e fazer tudo diferente. Mas tudo é um processo: abrir o coração e enfrentar a verdade sobre medos e sonhos é mais fácil quando aconselhamos os outros… Repleto de alegria, com um elenco de personagens inesquecíveis e cenas hilárias que são a marca de Christina Lauren, este romance apaixonante vai despertar suspiros e reacender sua crença no poder dos desejos e na magia do amor.
Ficha técnica:
Romance contemporâneo | Christina Lauren | Faro Editorial | 2024 | 1ª edição | 256 páginas | Tradução: Adriana Krainski | Classificação Indicativa: 16+ | Cortesia | Minha avaliação: 4/5 | Onde encontrar: SKOOB – AMAZON.
Até a próxima! Bye.