SUSSURROS DO PASSADO – Charlie Donlea | Faro Editorial

por Biia Rozante
0 comentário

Caros leitores! Você que já me acompanha sabe que este momento é muito especial para esta que vos escreve. Charlie Donlea segue sendo um dos meus autores favoritos e poder ler e compartilhar essa experiencia com vocês é maravilhoso. O novo lançamento do autor SUSSURROS DO PASSADO, oferece tudo aquilo que mais amo, uma trama envolvente que combina mistério, drama psicológico, ciência forense e claro… poder revisitar personagens que já encontramos nos outros livros do autor. 

Aqui conheceremos Sloan Hastings, uma estudante aplicada de medicina, que está iniciando seu curso de especialização em patologia forense, sob a supervisão privilegiada da doutora Livia Cutty, que designa o tema de genealogia forense e investigativa – uma ciência que tem revolucionado a investigação criminal, resolvendo casos arquivados há décadas -, como sendo o seu conteúdo de estudo principal. Empolgada e disposta a não perder nenhum segundo do seu tempo, ela começa suas pesquisas, busca contatos e se aprofunda no tema, chegando à conclusão de que a maneira mais pratica e realista de entender como realmente funciona/ajuda as investigações, Sloan envia seu DNA para um dos sites que realizam os testes e criam arvores genealógicas. 

“(…) Ela estava entrando em um portal para o passado que nunca tinha pretendido explorar e não conseguia compreender plenamente as emoções que vinham à tona…” 

No entanto, o que começa como uma simples curiosidade logo a coloca no centro de um dos mistérios mais intrigantes dos últimos 30 anos: o desaparecimento da bebê Charlotte Margolis em 1995, junto com seus pais. Para sua surpresa, os resultados do teste revelam que ela é, de fato, Charlotte, a criança que desapareceu e nunca foi encontrada. A revelação abala Sloan, que foi criada por pais adotivos amorosos e nunca imaginou estar conectada a um caso tão icônico, que até os dias atuais não tinha encontrado desfecho, mesmo tendo uma investigação maciça e intensa cobertura midiática.

 Determinada a entender seu passado, Sloan começa uma investigação própria, que a leva para uma pequena cidade onde o poder e a influência dos Margolis são evidentes. Embora seja recebida por seus parentes biológicos de forma aparentemente calorosa, logo fica claro que nem todos estão felizes com seu retorno e suas perguntas insistentes. Conforme Sloan avança na investigação, ela se depara com um emaranhado de segredos familiares e conspirações que ameaçam sua segurança. Alguém está determinado a manter o mistério enterrado, custe o que custar. 

Falando de alguns dos personagens temos, Sloan uma protagonista bem desenvolvida, que vê sua vida mudar completamente com a descoberta de sua família biológica e mais do que isso, se encontrando no meio de uma investigação ainda em aberto após trinta anos. Forte, determinada e corajosa, ela quer respostas sobre o passado e se torna uma investigadora perspicaz, disposta a enfrentar quem quer que tente impedir a verdade de vir à tona. Aqui irei fazer a primeira menção honrosa, ao personagem Eric, sua presença é muito importante, e não rouba o espaço da nossa protagonista. Família  Margolis… a típica família poderosa, que tem mais dinheiro que juízo, que exerce grande “influência” sobre a cidade e seus líderes, sempre dando seu jeitinho para conseguir tudo que desejam… E mais uma menção honrosa, a Dolly e Todd Hastings pais adotivos da Sloan. E para fechar, temos Nora – apenas isso para evitarmos possíveis spoilers. 

“(…) De repente, ela se sentiu pequena e insignificante nesse vale no norte de Nevada, mas também como se fosse o seu destino estar ali. Como se o universo a tivesse levado a este lugar específico, naquele momento exata, para de alguma forma corrigir uma injustiça de décadas atrás…” 

Charlie Donlea mais uma vez exibe sua maestria em construir tramas intricadas e personagens cativantes, sua narrativa prende desde a primeira página. Se usando de uma cidade fictícia, que abraça seu enredo com perfeição, Cedar Creeke é cheia de segredos e memórias enterradas, servindo como um personagem por si só, com uma atmosfera de mistério e uma sensação claustrofóbica que cresce à medida que Sloan se aproxima da verdade. E lá onde o desaparecimento aconteceu e é para lá que Sloan vai viajar em busca de respostas e a cada encontro dela com seus parentes biológicos, cresce em nós uma sensação de urgência, uma ansiedade pelo que pode acontecer, ou ao menos, pelo que estamos temendo que aconteça. Outro ponto interessante, é o uso da genealogia forense, que atualmente tem se mostrado uma ferramenta engenhosa para desvendar mistérios do passado, acrescentando um toque de modernidade à estrutura clássica do suspense, oferecendo um toque original, um frescor que o distingue de outros thrillers.

 Quero falar ainda da estrutura narrativa, dividida entre o presente; a investigação de Sloan, e o passado; os ecos do desaparecimento de Charlotte e seus pais e como isso se desenrolou na época, mantém o ritmo ágil e o suspense pairando no ar. Os capítulos são curtos e possuem ganchos bem posicionados que mantêm o leitor ávido por mais. As revelações são impactantes e a tensão se acumula até o clímax, quando Sloan descobre a verdade sobre o desaparecimento de seus pais e os perigos que ainda a cercam. O uso de flashbacks e pistas sutis contribui para manter a complexidade da trama, embora alguns pontos possam parecer previsíveis para os leitores mais atentos – o que em nada irá impactar na leitura. 

SUSSURROS DO PASSADO é um thriller bem executado, cheio de reviravoltas e com uma trama que explora temas profundos, como relacionamento familiar, poder, identidade, segredos que podem moldar nossas vidas, e o que as pessoas estão dispostas a fazer para proteger suas reputações e interesses. Charlie Donlea entrega mais uma vez uma história carregada de suspense, tecendo habilmente uma rede de segredos, onde cada nova pista se revela parte de um quadro maior e mais sombrio. Com um final satisfatório e uma protagonista cativante. Para quem busca uma leitura intrigante e cheia de mistério, este livro certamente não decepcionará.

“Um pássaro guinchou alto, e Eric e Sloan levantaram os olhos e viram um gavião-galinha de causa preta pousado no telhado da cabana. Assim que o avistaram, o gavião alçou voo, planando sobre eles antes de mergulhar no precipício atrás da cabana.”  

Enfim, deixo aqui minha forte recomendação. Sei que sou suspeita quando o assunto é Charlie Donlea, mas eu amo como leio seus livros rápido, sou sugada para dentro da trama e me envolvo com os personagens e desenvolvo uma necessidade de seguir os acompanhando mesmo após o fim. É sobre como me sinto, como as emoções ficam a flor da pele, como anseio por respostas, como muitas vezes sou surpreendida, mas também sou assertiva, porque não é apenas sobre me surpreender, mas viver e sentir o que estou lendo. Então, se de alguma forma despertei a tua curiosidade, dê uma chance. 

P.S. Preciso começar a praticar crossfit…

SUSSURROS DO PASSADO

Sinopse: TRINTA ANOS ATRÁS, UM BEBÊ DESAPARECEU. AGORA, ELA QUER RESPOSTAS. No primeiro dia de aula no Instituto Médico Legal, Sloan Hastings é designada a uma investigação na área da genealogia forense — a ciência dinâmica em constante evolução, responsável por solucionar inúmeros casos arquivados complexos envolvendo serial killers e homicídios. Empolgada para dar início ao trabalho com uma extensa pesquisa das provas, Sloan começa enviando o próprio DNA para análise. Sua intenção é conhecer mais a fundo o potencial de informações genéticas presente nos registros de seus antepassados. No entanto, os resultados obtidos a conectam a um passado perturbador. Criada por pais afetuosos e solidários, Sloan guarda memórias de uma infância feliz, mas sempre soube que era adotada. E agora o resultado do perfil genético indica sua verdadeira identidade. Ela é Charlotte Margolis, também conhecida como a bebê Charlotte, que captou a atenção do país quando ela e os pais biológicos desapareceram misteriosamente em junho de 1995. Mesmo diante de uma grande investigação policial e meses de intensa cobertura midiática, o caso foi arquivado nas décadas seguintes devido à falta de pistas. Sloan parte em busca de respostas que a conduzem para uma pequena cidade onde o poder e a influência da família Margolis permeia em todos os cantos e, embora os parentes biológicos de Sloan sejam acolhedores, eles são enigmáticos e reservados. Nem todos parecem satisfeitos com a presença de Sloan e, muito menos com suas perguntas. À medida que ela faz novas descobertas, torna-se cada vez mais claro que as respostas que Sloan procura estão ocultas em um cemitério de enigmas familiares. Seu passado está tentando sussurrar as respostas de que ela precisa, mas há alguém disposto a tudo para manter o segredo…

Ficha técnica: 

Thriller | Charlie Donlea | Faro Editorial | 2024 | 1ª Edição | 320 páginas | Tradutor: Carlos Szlak | Classificação Indicativa: 16+ | Cortesia | Minha avaliação: 5/5 | Onde encontrar: SKOOBAMAZON 

Até a próxima! Bye. 

LEIA TAMBÉM

Deixe um COmentário