Caros leitores! Eis que fiz uma leitura muito gostosinha, e vim aqui compartilhar com vocês. CARTAS DE AMOR E ÓDIO, é uma comédia romântica, repleta de humor, desencontros, uma pitada de emoção, tensão, e trocas de cartas ácidas e cruéis, capaz de nos fazer questionar a sanidade dos protagonistas.
Naomi e Luca se conheceram de uma maneira inusitada, através de uma atividade escolar no quinto ano, onde eles deveriam se corresponder por cartas com alunos de outra escola e cidade… as coisas realmente não saíram como o esperado, já que o que deveria ser uma troca de palavras amigáveis e uma maneira deles de fato se conhecerem, se tornou um campo minado, com trocas dolorosas de palavras cruéis e ácidas, com piadinhas de gosto duvidoso… uma provocação desconcertante e altamente viciante. A atividade escolar chegou ao fim, e mais uma vez, eles seguiram fazendo tudo ao contrário, e continuaram se correspondendo.
“Querida Naomi,
Tomara que você seja atingida por um raio e morra no meio da apresentação da próxima previsão do tempo ao vivo. Não seria irônico?
– L”
Entretanto após longos anos, as cartas de Luca, param de chegar. Um silêncio ensurdecedor, e cheio de dúvidas paira no ar, será que em algum momento eles extrapolaram, romperam a linha da provocação e o que parecia inofensivo, uma brincadeira, se tornou algo a mais e ela não percebeu? Sem ter para onde direcionar suas cartas, e sem receber nenhuma resposta, Naomi enxerga como sendo a melhor opção apenas aceitar que as coisas chegaram ao fim. Enquanto segue em frente, ela conhece Jake, seu belo vizinho e talvez seu recomeço. O problema é que justamente quando as coisas parecem estarem começando a se realinhar, uma nova carta chega, ainda sem endereço do remetente, mas com a mesma letra inconfundível e um novo desafio. Quem terá a última palavra?
Este é aquele tipo de história que você começa a ler e não quer largar mais. E com isso já aviso que o plot é totalmente previsível, você já saca logo de cara qual será o desfecho, mas a narrativa da autora é tão envolvente, e a trama bem construída, que você se pega cheio de expectativas sobre como ela irá entregar isso. E confesso, que eu gostei bastante.
“Um nó se forma na minha garganta enquanto penso no que poderia ter acontecido. Me sinto boba ao lamentar algo que nunca existiu, mas reler estas cartas me faz pensar no que poderia ter existido, e minha relutância em mudar foi a única coisa que atrapalhou isso.”
Naomi é uma mulher bem-sucedida, interessante, autêntica, com uma melhor amiga fora da curva, Anne é “eletrizante” cheia de vida, e é ela quem impulsiona Naomi a ir atrás do paradeiro de Luca, uma busca que ela toma para si com o se fosse sua, determinada a ajudar a amiga a enfrentar esse “caso” do passado. As interações entre elas são divertidas, regadas a diálogos espontâneos, oferecendo o alívio cômico que muitas vezes era necessário para manter o tom mais leve no enredo. Luca é alguém que queremos conhecer junto com Naomi. Esse “amigo ou inimigo” por correspondência todo mal humorado, irritado, carrancudo, pinta uma imagem que queremos entender mais a fundo, e somos presenteados com sua versão dos fatos, já que a história é narrada por ambos os protagonistas. E então temos Jake… lindo, sensível, que cuida de animais resgatados, com um humor afiado, ele seria a escolha perfeita… mas nesta história o passado vive querendo colidir com o futuro, e pode se tornar um obstáculo difícil de ser superado.
Como vocês podem notar, eu gostei muito desta leitura. Leve, divertido, com a emoção na dosagem certa, entrega um romance delicinha. A narrativa da autora é fluída, os capítulos são curtos o que oferece maior dinamismo na leitura. Os personagens são bem desenvolvidos, e as trocas de cartas vão te oferecer choque, ceticismo e boas risadas. E olha que ainda nem mencionei animais fofinhos.
Fica aqui a minha forte recomendação, acho que não mencionei ainda, mas este livro também se enquadra em ótimas leituras para curar ressacas literárias e fazer com que você recupere o ritmo de leitura.
CARTAS DE AMOR E ÓDIO – Donna Marchetti
Sinopse: EM CADA SELO, UMA DECISÃO; EM CADA CARTA, UM DESTINO COMEÇA A SER TRAÇADO. Em Cartas de Amor e Ódio, somos transportados para o mundo de Naomi e Luca, cuja inusitada correspondência escolar se transforma em um campo de batalha épico de palavras afiadas e emoções intensas. Quando pré-adolescentes, eles foram motivados por uma simples atividade escolar a se corresponderem por carta com alguém de outra escola que não conheciam. A maior parte dos alunos encerrou as trocas de cartas ali, com o fim da atividade. Não Luca e Naomi. Suas mensagens caminharam para um jogo de provocações e descobertas que se entrelaçaram ao longo dos anos, tão hilário quanto surpreendente, e sempre viciante. Mas quando as cartas cessam, Naomi é deixada com um vazio na última mensagem de Luca, e a dúvida começa a corroer seus pensamentos: houve um significado real naquelas palavras, ou tudo o que sentiu não passou de um passatempo juvenil? Agora, dois anos sem notícias e com o charme inesperado de Jake, seu novo vizinho, balançando seu mundo, ela se vê dividida entre o passado e a possibilidade de um novo começo. Então a chegada de um enigma postal reabre as feridas e reacende a chama daquela antiga troca de cartas. Naomi, fortalecida pela saudade e pela confusão, sabe que é hora de confrontar seu passado com Luca e decidir se deve seguir em frente de uma vez por todas ou dar uma nova chance à história que ainda nem começou. Cartas de Amor e Ódio é uma história tocante destinada a qualquer pessoa que já se perguntou sobre o “e se” das estradas não percorridas e os segredos escondidos nas palavras não ditas. Ideal para os leitores que apreciam o ardor das primeiras paixões e o sabor agridoce dos primeiros amores, das trocas de cartas, e de livros.
Ficha técnica:
Comédia romântica | Donna Marchetti | Faro Editorial | 1ª Edição | 2024 | 288 páginas | Tradução: Clarissa Growoski| Classificação indicativa: 16+ | Cortesia | Minha avaliação: 4/5 |Onde encontrar: AMAZON – SKOOB.
Até a próxima! Bye.