UM VERÃO INESQUECÍVEL – Sara Goodman Confino | Faro Editorial

por Biia Rozante
0 comentário

Caros leitores! Como eu amo chegar aqui e apresentar para vocês uma leitura que me conquistou, que me proporcionou uma experiencia interessante, rica, envolvente e cheia de emoções. UM VERÃO INESQUECÍVEL, supriu todas as expectativas e entregou um enredo que mistura humor afiado, emoções intensas e reflexões atemporais sobre identidade, escolhas e os laços que nos conectam. Eu AMEI!

Aqui conhecemos Marilyn, uma jovem judia, de vinte anos, com sede de vida e de encrenca. Que vê sua vida mudar completamente após ser flagrada em um momento comprometedor na sinagoga local. A beira de uma ruína social, com os nervos exaltados, ela precisa enfrentar a fúria do seu pai, que a ameaça com um casamento arranjado. Obviamente que isso não é uma possibilidade para ela, e com vigor, ela tenta se impor, o que faz com que a situação não fique melhor, pelo contrário. Como solução, ela é enviada para passar o verão na casa de sua tia-avó, Ada Heller, uma mulher conhecida por ser rígida, recuperar reputações e encontrar pares perfeitos.

“(…) O mundo adora destruir o que não entende. Algumas coisas podem ser escondidas para serem protegidas. Outras não…”

Agora, imagine a surpresa de Marilyn, ao chegar na Filadélfia e se deparar com uma senhora que sim, ama dar ordens e tem muitas regras, mas que também é excêntrica e radiante. Ada é uma casamenteira, que nunca se casou, mas que possui o dom de unir casais que se alinham com perfeição. Dona de uma língua afiada, e presença marcante, é impossível fazer qualquer coisa que fuja aos seus olhos sempre atentos. E mesmo que o intuito inicial da família de Marilyn seja puni-la, não demora para que ela passe a ver a viagem como uma grande oportunidade. Oportunidade de conhecer essa figura interessante e cheia de segredos, assim como crescer e amadurecer, entendendo que a vida pode seguir por caminhos jamais imaginados.

Uau… Eu amo histórias potentes, que reverberam para além das páginas, que conseguem de alguma forma conversa comigo, mesmo que se passe em outra época, e que acima de tudo me fazem SENTIR. Um dos pontos altos da trama com certeza são os conflitos familiares e geracionais, ainda mais se tratando de uma obra que se passa em 1960, tendo como pano de fundo a comunidade judaica conservadora. Uma época de transições, de mudanças, mas que ainda se mantinha com “valores” rígidos, principalmente quando o alvo era a mulher e sua independência. Outro ponto e também o que mais gostei, é a relação entre Ada e Marilyn, a dinâmica entre elas, a maneira como conversavam, se enxergavam para além do que é obvio. Ada, uma casamenteira independente e sagaz, uma força da natureza, enquanto Marilyn, toda espirituosa e rebelde, desafia convenções e regras em busca de sua própria voz. A relação das duas é uma aula de aprendizado mútuo, repleta de confrontos, lições valiosas e, acima de tudo, carinho.

“(…)Ada não era afetuosa e não tolerava idiotas, mas não havia ninguém com um coração melhor do que o dessa mulher mandona e indomável diante de mim.”

Sara Goodman Confino nos presenteia com uma narrativa cativante e espirituosa nos conduzindo por caminhos de autodescoberta, amadurecimento e vínculos familiares inesperados. O enredo combina humor, emoção e um cenário rico em detalhes que nos transporta para a Filadélfia dos anos 1960 e para as praias de Nova Jersey. Eu sei que não estou conseguindo fazer jus a obra, mas estou torcendo para que você confie que encontrará nestas páginas mais que um romance, um drama, uma história de superação e segundas chances, você vai se deparar com a vida, com desafios, com altos e baixos, conflitos, necessidade de aceitação, de amor, de se sentir pertencente de algo, e até de compreender as escolhas do outro…

Marilyn e Ada, se completam perfeitamente nesta narrativa. Onde uma tenta equilibrar as expectativas da família, com seus próprios sonhos e sede por descobrir o novo, poder viver, inconformada com as imposições e a maneira com o é tratada por ser uma mulher, e que ao longo dos dias ao lado de Ada, passa a compreender o poder das escolhas, da voz, de não desistir. E a outra, que rouba a cena cada vez que está presente, Ada é uma figura intransigente, a frente de seu tempo, determinada, fascinante, e com uma humanidade linda, que é justamente o que a torna inesquecível. Ainda irei fazer uma menção honrosa aqui a Lillian, que passa boa parte do verão distante, mas que ainda assim é uma figura sempre presente.

“(…) Eu não sabia como cada um de nós enfrentaria as decepções devastadoras dos sonhos que estávamos prestes a impor às nossas famílias, mas havia um certo conforto em saber que eu não estava sozinha.”

Se você busca por uma leitura interessante, com diálogos espirituosos, temas atemporais, amadurecimento da protagonista, mistérios e segredos familiares, este livro com certeza irá te cativar. UM VERÃO INESQUECÍVEL, mistura leveza e profundidade na medida certa, oferecendo uma leitura que diverte, emociona e inspira. Apenas leiam!

UM VERÃO INESQUECÍVEL – Sara Goodman Confino

Sinopse: Após ser flagrada beijando Daniel, o filho do rabino, perante os olhares chocados da congregação, Marilyn vê se dissipar a aprovação dos pais para ir à faculdade. Então é enviada para passar um verão sob o olhar atento da tia-avó, Ada Heller, conhecida pela habilidade em restaurar reputações e arranjar bons casamentos. Contrariando as descrições austeras da mãe, Marilyn encontra em Ada uma figura inesperada: uma mulher audaz e independente, conduzindo sua vida e seus arranjos matrimoniais num ritmo inusitado. Sob a tutela de Ada, Marilyn aprende que o amor não se trata de um jogo de concessões, e começa a reexaminar suas escolhas amorosas bem como as expectativas impostas por outros. Enquanto ajuda Ada no delicado ofício de unir almas gêmeas, Marilyn se depara com uma verdade inabalável — ela mesma não precisa se contentar com o pouco que até então estava disposta a aceitar… um pensamento que começa a crescer dentro dela… Com o verão atingindo seu ápice e a ameaça de isolamento pela família tornando-se cada vez mais palpável, Marilyn enfrenta um decisivo cruzamento de caminhos. Será que ela retorna à vida previsível que sempre conheceu ou arrisca tudo para trilhar uma rota nova, mesmo que isso signifique navegar um mar de incertezas?

Ficha técnica:

Romance, drama | Sara Goodman Confino | Faro Editorial | 1ª Edição | 2024 | 288 páginas | Tradução: Carlos Szlak | Classificação Indicativa: 15+ | Cortesia | Minha avaliação: 5/5 | Onde encontrar: SKOOBAMAZON

Até a próxima! Bye.

LEIA TAMBÉM

Deixe um COmentário