A MENTIRA DE LUNA – Mariana Zapata | Editora Charme

por Biia Rozante
0 comentário

ALERTA DE GATILHOS – Alienação parental e abuso infantil

Caros, leitores! Retornei para o Zapataverso e olha… que delícia. Ela segue sendo rainha absoluta do slow burn, com seus enredos bem construídos e personagens cativantes. É praticamente impossível não se viciar na rotina, em querer saber mais do que está nas páginas, quase que tornar seus personagens participantes de um reality show, só para poder passar 24h com eles. Como já disse aqui em outras resenhas da autora, é um caminho sem volta, e A MENTIRA DE LUNA, mais uma vez, reforça isso.

Aqui iremos conhecer LUNA, uma jovem intrigante, que trabalha em uma oficina mecânica/funilaria, sendo a pintora chefe, se destacando em um ambiente predominantemente masculino, sempre demonstrando competência e verdadeira paixão pelo trabalho e seus colegas. Luna, é dona de um coração gentil, sempre buscando se lembrar das coisas boas e de tudo que ela conquistou, mesmo que sejam pequenas e simples. E isso seria uma característica linda, se não fosse por seu passado de dificuldades e o quanto esse comportamento tenta ocultar ele. O que ninguém desconfia, é que secretamente Luna nutre um carinho especial… uma atração por seu chefe ranzinza e de presença intimidadora Lucas Ripley.

“Me lembrei de que a vida era um presente — às vezes, um presente que você queria devolver, e outras, um que você queria guardar para sempre, mas ainda assim um presente. A grama do vizinho poderia parecer mais verde, mas pelo menos ainda se tinha grama. Havia lugares no mundo em que nem isso se tinha.”

Como vocês já devem imaginar, RIPLEY é o completo oposto de Luna. Sempre de cara fechada, reservado, direto, e muitas vezes mais ríspido do que o necessário, ele parece nunca estar tendo um bom dia, mas isso não impede que Luna de vez em quando tente pentelhar ele. E é justamente essa provocação, as muitas tentativas de aproximação dela, que faz com que Ripley aos pouquinhos nos deixei ver por baixo da sua faixada fria e desinteressada. E é obvio que iremos acompanhar essa dinâmica como ponto central na narrativa, daquele jeitinho que só Mariana Zapata sabe construir; gradual, marcada por tensões, palavras não ditas, sentimentos reprimidos e pequenas sutilezas que vão nos cativando a cada página, uma atmosfera carregada de expectativas e emoções.

Aí você me pergunta: Teremos apenas um romance? E eu te respondo, não. A MENTIRA DE LUNA, é um livro que vai além, sim o romance é um ponto central na narrativa, mas… mais do que isso, ele mergulha nas complexidades emocionais dos personagens, ele busca entregar um enredo que foque na força, na determinação, nas segundas chances, nos recomeços e na cura. Luna tem um passado de violência, dor, abandono… situações que a levaram a lugares sombrios dentro de si, ela experimentou a perda, inúmeras decepções e tinha tudo para ser negativa, frustrada… só que ela escolhe lutar diariamente contra tudo isso. Se reafirmando, se revalidando, se mantendo resiliente, buscando o equilíbrio entre o otimismo que ela tenta sempre manter, e a força que ela precisa para lidar com suas inseguranças e os riscos que seu passado carrega. Ela é o tipo de personagem que guarda sua dor, para tentar amenizar a dor do outro.

“Mas era tudo verdade. Eu só… queria alguém. Não qualquer um, mas alguém especial. Um melhor amigo e amante. Um parceiro. Um parceiro de vida. Eu estava bem sozinha, mas não quer me sentir solitária — e existia uma diferença clara.”

E do outro lado temos Ripley, que é tão marcado ou mais do que ela por suas escolhas do passado. Esse grandão está ferido, mas também já feriu, ele já viu o lado feio do mundo, e acredita não merecer nenhuma beleza em sua vida, quase como que se ele tocasse a Luna, ele poderia a “contaminar”. E é justamente por tentar manter essa distância, e ainda incluir a diferença de idade como obstáculo, que muitas das suas interações são resmungos e rosnados. E ver essas duas forças opostas caminharem um em direção ao outro, colidindo, testando seus limites e revelando verdades que ambos não queriam precisar enfrentar… é apaixonante.

Como vocês podem notar, eu gostei muito deste livro. Luna me cativou de maneiras que não consigo explicar, colocar em palavras. Eu me senti tocada demais por sua história, por sua coragem, por tudo que ela precisou enfrentar para conseguir o mínimo, para ser a mulher que ela gostaria de ser. Eu amo como ela consegue ver beleza mesmo em situações ruins. Ela escolhe diariamente se lembrar do porque ser grata, que aquele dia vai ser um dia bom, e que as emoções desgovernadas não vão controla-la. Enfim… é algo que conversou comigo, que me tocou, que me fez sentir. Mariana Zapata fez mais uma vez, ela construiu um relacionamento crível, construído de maneira lenta, nos permitindo conhecer os personagens, suas histórias, o que acontece em suas voltas, e ver nascer o amor, o companheirismo, cada pequena nuance, cada interação e foi lindo.

“(…) Você me deu pedaços seus que sei que não deu para mais ninguém, e eles são meus. Não pode pegá-los de volta. Sou eu que preciso mais deles do que você, está ouvindo?”

Fica aqui minha forte recomendação. Aos fãs da autora, e para quem ainda não conhece sua escrita, apenas se jogue na leitura, se permita se aventurar por essa narrativa rica e profunda, se sinta sugado para dentro da vida dos personagens e aproveite cada palavra. A edição da Editora Charme, está belíssima e torna a experiência de leitura ainda melhor.

E antes de me despedir, preciso deixar três menções honrosas, ao sr. Cooper – apenas um ser lindo -, a Lenny melhor amiga da Luna, e a Lily irmã mais nova da Luna, espero que a Mariana faça um livro para cada uma delas, adoraria continuar acompanhado suas vidas.

A MENTIRA DE LUNA

Sinopse: O problema dos segredos é que são fáceis demais de se acumular. Luna Allen fez certas coisas das quais gostaria que ninguém soubesse. Mas ela também sabe que, se pudesse voltar no tempo, não faria nada diferente. Com três irmãs que ama, um trabalho de que (na maior parte do tempo) gosta e uma família constituída de amizades que conquistou ao longo dos anos, Luna imagina que tudo saiu de acordo com o planejado. Só que quando um desses segredos envolve o homem que paga o seu salário, ela não tem coragem de se arrepender. Apesar de ele não ser o homem mais amigável do mundo. Nem o mais paciente. Às vezes, há certas coisas que é melhor não contarmos para ninguém.

 

Ficha técnica:

Romance, slow burn | Mariana Zapata | Editora Charme | 2024 | 1ª Edição | 608 Páginas | Tradução: Mariana C. Dias | Classificação indicativa: 18+ | Cortesia | Minha avaliação: 4/5 | Onde encontrar: AMAZONLOJA CHARMESKOOB

Até a próxima! Bye.

LEIA TAMBÉM

Deixe um COmentário