No lugar errado, na hora errada – Greer Hendricks & Sarah Pekkanen | Faro Editorial

por Biia Rozante
0 comentário

Alerta de Gatilhos – temas sensíveis, tais como suicídio e violência.

Shay Miller, ama estatísticas e esse fato não é somente porque ela trabalha como analista de dados, e sim porque é algo que a acompanha desde sempre, desde que ela entendeu que o mundo gira em torno de números e como somos impactados por eles. Ela tem buscado por um emprego fixo que lhe pague bem, já que os freelas não tem sido suficiente, fazendo com que ela tenha que dividir um apartamento pequeno com um amigo – Sean -, e agora também com a namorada dele – Jody. Estar no apartamento ao mesmo tempo que o casal, tem se tornado cada vez mais desconfortável e sempre que eles estão por perto, Shay dá uma desculpa qualquer, ou só sai de fininho.

É durante uma de suas escapadelas, que ela se depara com uma situação aterrorizante, na estação de metrô, uma mulher comete suicídio bem na sua frente, e antes de cometer tal ato, ela a olha bem nos olhos. Obviamente que o acontecido tira Shay dos eixos, a deixando em pânico e muito abalada mesmo após prestar seu depoimento e ser liberada. Tudo sobre aquela cena não sai de sua mente, são muitas as perguntas, os questionamentos, os por quês daquela jovem ter feito tal coisa. Usar o metrô também passou a ser algo que Shay não consegue mais fazer, seu corpo trava, sua mente dispara em todas as direções errada e ela acaba tendo uma crise. Um dia que se repete e repete sem fim.

“É como se eu tivesse entrado no chamado efeito “bola de neve”, que pesquisei há um tempo. Basicamente significa que pessoas que cometem pequenos atos de desonestidade acham mais fácil contar mais mentiras. À medida que suas invenções se acumulam, a própria ansiedade e vergonha começam a desaparecer.”

Determinada a se livrar do que vem sentindo, e de todas as interrogações que se formaram, Shay descobre o nome da jovem – Amanda -, e com essa informação acredita ter encontrado a fonte para obter as respostas e assim voltar a sua velha vida. Ela vai até onde está sendo realizado o serviço fúnebre de Amanda, e lá conhece algumas de suas amigas, em especial as irmãs Cassandra e Jane Moore. A presença de Shay deixa as irmãs Moore, intrigadas, e elas se aproximam dela na tentativa de descobrir o por quê dela estar ali… E entre mentiras e busca pelo não dito, uma teia perigosa começa a se formar, onde o preço pelo desconhecido pode ser a sua própria vida.

Este é meu terceiro contato com as autoras e confesso que a cada obra gosto mais de conhecer suas letras. Existe algo diferente na forma como elas escolhem contar suas histórias, apresentar seus personagens e confundir a mente de nós leitores. São tantos os possíveis caminhos, a quantidade de teorias e reviravoltas ali, que perdemos o fôlego.

No lugar errado, na hora errada é a maneira que melhor descreve nossa protagonista. Shay está perdida, ela tem se arrastado de um trabalho para outro, tentando fugir do apartamento em que mora e do casal que parece ocupar mais centímetros do lugar a cada dia, deixando-a sufocada e com a constante sensação de estar incomodando. Quando ela acaba por presenciar um suicídio, tudo se torna ainda mais complicado, a cena fica voltando em sua mente, ela desenvolve um tipo de pânico com a estação do metrô e sempre volta para os mesmos questionamentos, por que Amanda, tão jovem e bela, teria feito aquilo? Por mais mórbido e difícil que seja explicar, ir até o velório dela pareceu uma boa ideia. Lá ela conhece as irmãs Moore, criam um tipo de conexão, amizade bizarra, que acaba se estendendo para fora daquele ambiente e além da Amanda, ou pelo menos, é isso que Shay acredita. Todas as suas carências, vulnerabilidades, acabam gritando, e Shay vai sendo levada pelo glamour, segurança, confiança, força e sucesso que as irmãs transmitem e exalam, fazendo com ela passe a se sentir assim também. Mas e se tudo isso for apenas uma mentira? Ou um jogo de manipulação? Afinal de contas, Shay também ocultou coisas das irmãs e até mentiu para a polícia… e entre segredos, traições, mentiras, lealdade, tudo caminha para um desfecho que pode custar muito caro.

“Com aquelas poucas palavras, Cassandra acabou de articular tudo que eu queria — não só nos últimos tempos, mas em toda a minha vida: um lugar ao qual pertencer. Um lugar que nada tem a ver com uma estrutura física, e sim com um sentimento de amor e aceitação.”

Eu gostei muito da leitura, o desfecho é eletrizante, eu não desconfiei da verdade e terminei com um belo nariz de palhaça, e angustiada com o que estava se desanuviando bem diante dos meus olhos. Shay é uma personagem muito humana, ela erra, acerta, sonha, tem suas ingenuidades, e amadurece muito ao longo dos capítulos, se tornando mais forte. Sendo muito sincera, as personagens femininas da obra brilham, seja ela protagonista, coadjuvante, antagonista… seja qual for a posição que ela ocupa, ela resplandece, marca presença. E o mais assustador sobre tudo, é pensar em como o enredo poderia ser uma história real, não digo que ele precise ser exatamente igual, fiel aos acontecimentos daqui, mas que muitas das histórias são de mulheres que conhecemos, que já escutamos sobre.

Eu não posso falar muito sobre o enredo, porque tudo está muito bem amarrado e algumas informações podem ser chaves para a surpresa que você terá no final. Mas posso te garantir, que, No lugar errado, na hora errada, entrega muito. Obsessão, mentiras, busca por justiça, segredos, manipulação e muitas reviravoltas, marcam esta leitura, tudo envolto a uma narrativa intrigante, fluida e rápida. Deem uma chance.

NO LUGAR ERRADO, NA HORA ERRADA

Sinopse: Shay Miller é uma analista de dados que trabalha em empregos temporários, muda de endereço com frequência e que se sente presa a uma vida com poucas perspectivas desde a época da faculdade. Certo dia, testemunha o suicídio de uma mulher no metrô e fica desnorteada. Shay, sendo uma das últimas pessoas que viu a mulher, vai ao velório da garota. É onde conhece duas de suas amigas, Cassandra e Jane Moore. A vida das irmãs Moore é como um sonho para Shay: mulheres com carreiras sólidas, bem-sucedidas, sofisticadas e atraentes. As três logo se tornam amigas. Shay é convidada para participar do círculo íntimo delas e fica tão maravilhada que acredita que ‘‘morreria’’ para ter a vida das irmãs. E talvez seja exatamente isso o que terá de acontecer…

Ficha técnica:

Thriller Psicológico | Greer Hendricks e Sarah Pekkanen | Faro Editorial | 2022 | 1º Edição | 256 páginas | Tradução: Alda Lima | Cortesia | Classificação: 4,5/5 | Onde encontrar: SKOOBAMAZON

Até a próxima! Bye.

LEIA TAMBÉM

Deixe um COmentário