Não é novidade por aqui, sobre o quanto eu AMO a escrita do autor Charlie Donlea, ele ficou conhecido por suas publicações de livros dentro do gênero thriller com obras fortes e agonizantes, e eis que agora em MARÇO o autor lançou seu primeiro ROMANCE, sim, você não leu errado, Donlea escreveu um romance e olha… ele conseguiu mais uma vez me SURPREENDER e me deixar ainda mais apaixonada por suas letras. ANTES DE PARTIR, é um livro sensível, emocionante e lindo. Aqui experimentamos uma nova face de leitura com a narrativa de Charlie Donlea, e ele conseguiu manter a qualidade, seu toque pessoal e o que mais apreciamos em suas obras, personagens verossímeis, crueza de emoções, uma construção narrativa que te prende do começo ao fim, e o final surpreendente, com um desfecho… genial.
Abby Gamble, recebeu a pior, ou melhor, a segunda pior notícia que poderia ter recebido, o avião que seu marido estava caiu e está desaparecido, alguns poucos destroços foram encontrados, mas nenhum vestígio dos corpos. A dor é alucinante, a saudade como uma faca enfiada em seu coração, e à medida que os dias vão se passando a esperança de que ele poderá ser encontrado começa a diminuir. O casamento deles era cheio de amor, cumplicidade e por mais que tenham compartilhado dificuldades como qualquer casal, e até mesmo sofrido dores que ninguém deveria, eles sempre encontraram uma forma de voltar um para o outro e se apoiar. E agora o que resta é o luto, e a sensação de não saber como prosseguir de agora em diante. E no seio familiar que ela irá encontrar apoio, sua irmã Maggie, que também vem a ser sua melhor amiga, a abraça, respeita seu tempo, suas decisões e tenta ajudar o quanto lhe for possível, assim como seus pais, e ter esse apoio é fundamental. Ainda assim, só quem pode se curar e viver o processo é a própria Abby.
“(…) Às vezes, as coisas que estamos procurando estão bem na nossa frente, mas camufladas por nossos pensamentos e escondidas por causa dos nossos medos. Então, nós não as percebemos. Se você continuar procurando e deixar de pensar nas coisas que não pode mudar, todo o resto desaparece.”
Abby mergulha em sua dor, ela não foge dela, e vamos acompanhar cada pequeno passo dela em direção a um recomeço, e isso vai levar um bom tempo, ela precisa se sentir pronta, retomar o controle da sua vida profissional, e então entender que Ben gostaria de vê-la feliz. E é no meio deste caminho em busca da superação, que ela irá conhecer o Joel.
Preciso abrir um espaço especial para falar deste personagem, Joel é um médico brilhante, ele se dedicou de corpo e alma para a profissão, e nunca houve espaço para algo além disto em sua vida. A verdade por trás de tanta dedicação é triste, Joel sente que possuí um dever, é até mais que isso… abrir mão de tudo e viver pela medicina, é uma penitência, um flagelo auto imposto, uma forma de se punir pelo seu passado, uma culpa que o persegue e o assombra todos os dias de sua vida. Com isso, ele não se permite viver além do hospital, ele tem pouco ou quase nenhum contato com a família, amigos são mais raros ainda. Uma vida solitária, exaustiva e opressiva.
“O tempo era a cura de todas as aflições — progressos modestos, às vezes imperceptíveis, aconteciam todos os dias até que o efeito cumulativo era a pequena vitória de acordar sem tristeza.”
Quando Abby e Joel se encontram eles não estão totalmente prontos, mas decidem que dar um primeiro passo pode ser importante, e marcam um encontro, e apesar de gostarem da companhia um do outro, da clara atração física que sentem, existe muito mais os assombrando e eles acabam recuando e escolhendo ir com muita cautela. E o desabrochar desta amizade é lindo de acompanhar.
O que eu não revelei ainda é que em uma ilha bem distante BEN, está buscando desesperadamente uma maneira de voltar para sua amada, de retornar para casa e vê-la mais uma vez, confessar um segredo e… ainda assim dizer o quanto a ama, e o quanto ela é especial para ele.
Agora lidem com essa informação bombástica e com as milhares de emoções que vocês terão que encarar ao longo desta leitura. Após conhecer a Abby e o quanto essa mulher é forte e especial, vocês só vão desejar o melhor do melhor para ela. E o mesmo acontece quando conhecemos Joel, é impossível não torcer para que ele tenha um final feliz, que encontre uma cura, uma maneira de se perdoar e seguir em frente, de fazê-lo ver que já sacrificou anos demais, que não havia nada que ele poderia ter feito… E para nossa tortura, o Ben… (lágrimas), não tem como não se sentir dividida com tudo.
“Nós todos queremos um dia extra com as pessoas que mais amamos…”
Escutem o meu grito… GENIAL, Charlie Donlea é mestre, o homem não erra, o que ele construiu aqui é ABSURDO, é lindo, é profundo, é sensível, é rico. É um livro curto e ainda assim denso, carregado de emoções conflitantes, e a leitura arrepia, prende, surpreende e encanta. Eu amei essa leitura.
ANTES DE PARTIR, é mais que um romance, ele tem drama, relações familiares, tem mistério e emoções cruas. O tipo de livro que te prende do começo ao fim. Vamos falar de luto, de perdão, de recomeço, de perdas e entender porque Donlea é considerado um dos grandes nomes da literatura contemporânea, o talento dele transborda a cada página. Eu sei que não fiz jus a tudo que a obra tem a oferecer, é uma explosão, tudo o que o autor tem a entregar é delicado, sensível e palpável. É para sentir, arrepiar e emocionar. Apenas leiam e quando lerem, aproveitem para ler também a nota do autor, mas por favor, não vai procurar a nota para ler antes de ler o livro, porque você vai pegar um spoiler gigante.
A Faro Editorial todo meu carinho, que edição linda, torna a leitura muito mais especial.
IMPORTANTE:
Caros, leitores! Eu recebi este livro antecipado, para quem me segue no Instagram sabe dele, pois falei bastante por lá, é o livro de capa branca. Eu gravei um diário de leitura, e perdi metade dele. Vocês tem acompanhado minha saga com meu computador, ainda não consegui comprar outro e tem sido luta e mais luta, e não consegui editar o vídeo, e ainda perdi uma parte dele. Estou justificando porque foi algo que realmente me deixou triste e me bloqueou para todo o resto, vocês meus leitores fieis e amados merecem meu melhor e sinto que não tenho oferecido isto nos últimos meses, talvez seja o momento de repensar algumas coisas. A Faro Editorial também deixo meu pedido de desculpas, vocês confiaram em me mandar uma cópia antecipada, e eu não fiz jus ao que eu tinha em mãos. Me sinto envergonhada e muito chateada. Mais uma vez irei reforçar o quanto eu amei esta leitura, no vídeo vocês teriam emoções reais e precisas, enquanto eu estava lendo, expressões de raiva, de euforia, de tristeza, lágrimas e uma cara de surpresa…
ANTES DE PARTIR
Sinopse: As pessoas que amamos ficam conosco para sempre… às vezes de maneiras surpreendentes. Um ano depois do avião em que o marido viajava desaparecer no oceano Pacífico, Abby Gamble ainda tenta superar a dor da perda. O relacionamento entre ela e Ben era incondicional, profundo, e se fortaleceu ainda mais ao terem de lidar com uma tragédia anos atrás. Abby sabia que Ben iria querer que ela seguisse em frente. Seu primeiro passo foi entrar de cabeça no trabalho, dedicando-se a sua empresa de cosméticos… até que ela conhece Joel, um médico cujo passado é tão repleto de cicatrizes quanto o dela. Joel nunca se perdoou por uma decisão que tomou ainda na infância, que resultou numa fatalidade. Esse evento o fez direcionar todas as suas escolhas de futuro para se redimir do passado. Quando conhece Abby, ele decide se dar uma nova chance, mas Abby ainda resiste à ideia de deixar a história com Ben para trás. No entanto, desde que o avião caiu, Ben busca uma maneira de voltar para Abby. De alguma forma, ele precisa reencontrar a esposa novamente.
Ficha técnica:
Drama, romance | Charlie Donlea | Faro Editorial | 2023 | 1º Edição | 224 páginas | Tradução: Carlos Szlak | Classificação indicativa: +16 | Cortesia | Minha avaliação: 5/5 | Onde encontrar: SKOOB – AMAZON
Até a próxima! Bye.
2 comentários
Bom dia! Confesso que romance não é meu tipo de livro, mas é minha próxima compra pq gosto muito dos livros do Charlie Donlea. Vou abrir espaço para um romance kkk. Gosto muito de ler seu blog. Li a primeira vez o atitude pois estava vendo para comprar o homem de giz e acabei entrando no seu site.
Oiiii, obrigada por seu carinho, suas palavras chegaram em um momento que eu precisa. Charlie Donlea é incrível, eu amo a escrita dele, e pode comprar sem medo, apesar de ser um romance, não chega a ser uma história “doce”, com os muitos clichês – que às vezes é ótimo -, é uma história com mais camadas, com drama, emoções cruas e aquele ar de mistério que tanto amamos. Vou torcer para que goste.