Caros leitores! Tive a oportunidade de conhecer as letras da autora nacional Vanessa Gramkow, e aqui estou para compartilhar com vocês esta experiência de leitura. Vanessa me levou em uma viagem no tempo, tocando em um eu leitora de antes mesmo de decidir abrir o blog. Uma leitora que mergulhava nas fanfics, que amava ler apenas por prazer, por conhecer novos autores e histórias, que me fizessem apenas desligar do agora e viver aquele simples enredo… uma leitora sem bagagem, mas que conseguia aproveitar um pouco de tudo que lia.
Em O SABOR DO AMOR conhecemos, Manoela, uma jovem de origem humilde, costureira, trabalhadora, que mora no interior e vai passar as férias ao lado da melhor amiga Juliana, em uma cidade praiana. E aqui já é importante ressaltar o quanto essas duas amigas são opostas em suas personalidades, e o quanto isso trás um tempero interessante para essa amizade, que vai mesclar a sutileza de uma e a combustão da outra. E é justamente esse contraponto na amizade delas, que vai fazer com que Manoela se encontre sozinha e quase sem dinheiro em meio a uma festa. Com toda a situação parecendo fadada ao desastre, Manoela até poderia entrar em pânico, entretanto um encontro inebriante parece prestes a mudar o rumo da sua noite, e quem sabe da sua vida… Luís Gustavo, ou melhor, Luca, chega como um refrigério, um socorro embalado em um sorriso sexy e muitas promessas.
“Não se deixe levar pela distância entre seus sonhos, e a realidade. Se é capaz de sonhá-los, também pode realizá-los.”
Luca é carismático, divertido e mais do que disposto em ajudar Manoela. A atração entre ambos é instantânea, revelando um tipo de conexão raro e precioso. De imediato eles se entregam a essa energia que os sugam um em direção ao outro, mas então… a realidade se revela, Luca não é um simples cara curtindo a balada, ele é um famoso cantor sertanejo. E essa discrepância em suas realidades, automaticamente tomam conta de Manoela, fazendo com que suas inseguranças já gritem criando um abismo que pode separá-los.
O romance entre Manoela e Luca, é instantâneo e intenso. Eles realmente se entregam ao que sentem, mas como já mencionei o contraste social ao qual vivem vai cobrar um preço… E esse é um ponto muito interessante na trama, e que me deixou com um gostinho de quero mais, que a autora poderia ter explorado e até se aprofundado um pouco mais. Outro ponto que já vou mencionar é a amizade entre Juliana e Manoela, elas são polos opostos, mas se complementam, e foi muito legal acompanhar suas diferenças colidindo, e elas precisando contornar isso, e ao mesmo tempo, seguindo leais e pontos de apoio uma à outra. Já a relação entre Manoela e a avó, foi a que mais chamou a minha atenção, eu queria mais desta cumplicidade, da troca, do amor incondicional que elas aparentavam ter uma pela outra, isso com certeza traria um impacto ainda maior a trama.
Vanessa Gramkow constrói um romance com ambientação brasileira, que mistura praias ensolaradas e os ritmos do sertanejo. A narrativa é fluida e os capítulos curtos tornam a leitura rápida. É um clichê gostosinho, que oferece algumas nuances dramáticas, que explora temas como classe social, fama, amizade, um doce muito saboroso e brasileiro, e o tal do amor verdadeiro. É uma leitura mais jovem adulto, mas de modo geral, gostei.
“Ensina-me novamente, como é simples, como é mágico ser feliz.”
Fica aqui mais essa dica para vocês, lembrem-se do que sempre falo, de que a única forma de saber se você gosta ou não de um livro, é lendo ele. Conheça o trabalho da autora Vanessa Gramkow.
O SABOR DO AMOR
Sinopse: Manuela, uma jovem simples que, durante as férias na praia, se apaixona por Luís Gustavo, ou Luca, um famoso cantor sertanejo. Embora sejam conscientes das barreiras sociais e das incertezas que seu romance enfrentaria, eles se permitem viver momentos de pura alegria e paixão, descobrindo que a felicidade reside nas simplicidades da vida. Separados pelo destino, Manuela enfrentou a vida com mais do que apenas memórias, enfrentando as dificuldades da vida com coragem. Luca, envolto em sua fama, permanece alheio à verdadeira extensão de sua conexão com Manuela. “O sabor do amor” é uma história de amor e resiliência, explorando como as diferenças sociais e os desafios da vida podem moldar, mas não definir, os laços do coração. É uma jornada emocionante que questiona: até onde você iria por amor? E afinal, qual é o verdadeiro sabor do amor?
Ficha técnica:
Romance, Literatura Nacional | Vanessa Gramkow | Diversa Editora | 1ª Edição | 2024 | 206 páginas | Classificação indicativa: 14+ | Cortesia | Minha avaliação: 3/5 | Onde encontrar: SKOOB – AMAZON.
Até a próxima! Bye.