MESA PARA UM – Beth O’Leare | Editora Intrínseca

por Biia Rozante
0 comentário

Três mulheres. Três encontros. Um café da manhã, um almoço e um jantar, todos no Dia dos Namorados, e nenhum deles com final feliz. Siobhan, Miranda e Jane são deixadas esperando pelo mesmo homem, Joseph Carter, o elemento ausente que transforma uma coincidência curiosa em um mistério instigante. Mas quem são essas mulheres, e o que as une a este homem enigmático? Antes de mergulharmos no quebra-cabeças que é Joseph Carter, vamos conhecer um pouco mais sobre essas três protagonistas e os detalhes que tecem suas histórias.

“(…) Às vezes só conseguimos contar certas verdades quando estamos prontos.”

Siobhan nasceu em Dublin e é uma mulher fascinante, com uma presença que comanda qualquer ambiente. Como life coach de sucesso, sua agenda lotada não deixa espaço para distrações, muito menos para relações complicadas. Em uma de suas viagens a trabalho para Londres, ela conhece Joseph, um homem charmoso e aparentemente perfeito para sua necessidade de um relacionamento sem amarras. Juntos, eles mantêm um caso casual, que parece funcionar bem para ambos. Contudo, por trás de sua fachada confiante e independente, Siobhan carrega marcas de um passado que ainda pesa sobre ela.

Miranda, por outro lado, é a personificação da alegria e da aventura. Como arborista, ela encontra felicidade nas alturas, escalando árvores e enfrentando desafios diários em um trabalho que é tanto perigoso quanto recompensador. Em casa, ela tem um relacionamento estável com Carter, um homem elegante e impecável que parece ser o par ideal. Mas, à medida que a história avança, Miranda começa a questionar se Carter é realmente o homem dos seus sonhos ou apenas uma projeção do que ela acredita precisar.

Jane, a terceira mulher nessa narrativa, é uma figura reclusa e enigmática. Recém-chegada a Winchester, ela encontrou um novo propósito como voluntária em um brechó beneficente. Leitora ávida, ela segue uma regra peculiar em sua vida que a aproxima de Joseph Carter, o homem que se torna seu amigo. A relação deles é marcada por um pedido inesperado que complica os sentimentos de Jane, levando-a a confrontar emoções que ela não estava pronta para lidar. Com um passado repleto de escolhas difíceis, Jane tenta encontrar um novo caminho, mas não consegue ignorar o magnetismo de Joseph.

“(…) “Ter sentimentos é difícil, Jane”, disse Aggie outro dia. “Nem uma infinidade de regras conserta isso. Às vezes você só precisa se permitir sentir, mesmo que seja ruim.””

O que une essas três mulheres é um homem que, no Dia dos Namorados, as deixou esperando. Quem é Joseph Carter? Um manipulador? Um romântico indeciso? Ou algo mais?

Beth O’Leary constrói uma trama que captura a atenção desde o início. Em MESA PARA UM, ela nos conduz por histórias entrelaçadas de maneira magistral, com cada mulher narrando sua perspectiva de forma única e cativante. Siobhan, Miranda e Jane têm vidas, personalidades e desafios tão distintos que é difícil acreditar que compartilham algo em comum – exceto Joseph. A primeira metade do livro é dedicada a explorar as particularidades dessas três mulheres. Siobhan é forte e decidida, mas guarda cicatrizes profundas. Miranda é otimista e aventureira, mas começa a perceber que nem tudo é como parece. Jane, reservada e cheia de peculiaridades, encontra conforto na amizade com Joseph, mas também carrega um peso invisível. Enquanto o leitor mergulha em suas vidas, é impossível não se envolver com suas trajetórias e, ao mesmo tempo, questionar as intenções do homem que parece estar no centro de tudo.

Porém, é somente na segunda metade da narrativa que as peças do quebra-cabeça começam a se encaixar. Pequenas pistas, distribuídas de maneira sutil ao longo do texto, ganham sentido. Quando o plot twist finalmente acontece, é como um soco no estômago, surpreendendo e emocionando em igual medida. A genialidade da autora está em como ela transforma uma trama aparentemente simples em algo profundamente comovente e complexo.

MESA PARA UM aborda temas como dificuldades pessoais, violências emocionais, escolhas difíceis e as defesas que construímos para nos proteger. Apesar de não aprofundar essas questões, a autora utiliza-as para criar identificação e reflexões em nós. Mais do que uma história de amor, é uma narrativa sobre autodescoberta, redenção e a capacidade de transformar experiências negativas em algo significativo.

“Mas… às vezes a vida real é um obstáculo.”

Um ponto que merece nossa atenção, é que embora o início seja promissor, a leitura tende a se tornar arrastada em alguns momentos, especialmente para aqueles que buscam respostas imediatas. Mas, irei te pedir que tenha paciência, siga a leitura, porque as reviravoltas, as respostas, o desfecho irão te recompensar e você vai entender o porquê de o texto estar sendo apresentado da forma como é. Quando as revelações chegam, o impacto é profundo.

Fica aqui minha forte recomendação. MESA PARA UM é uma leitura que provoca sentimentos contraditórios. Alguns leitores podem se apaixonar pela história e sua complexidade, enquanto outros podem achar a espera pelas reviravoltas exasperante. De qualquer forma, é uma obra que merece ser lida, com atenção e paciência, para que a verdadeira essência da narrativa possa ser apreciada. Afinal, como Beth O’Leary demonstra, nem sempre o caminho mais fácil é o mais gratificante.

MESA PARA UM

Sinopse: Autora do sucesso Teto para dois lança romance surpreendente sobre três mulheres que levam um bolo do mesmo homem no Dia dos Namorados. Siobhan é uma life coach nascida em Dublin que está sempre em Londres a trabalho. É lá que ela conhece o belo e charmoso Joseph, com quem mantém um caso sem compromisso ― é apenas sexo casual, e os dois estão felizes com isso. Miranda é uma arborista talentosa e apaixonada pelo que faz. Ela namora Carter, um homem maduro e encantador, e tem certeza de que ele é o cara ideal para sua vida. Jane acaba de se mudar para Winchester, onde é voluntária num brechó beneficente. Em pouco tempo, ela conhece o misterioso Joseph Carter, e os dois se tornam grandes amigos. Jane está decidida a ficar apenas na amizade, mas controlar seus sentimentos por ele acaba sendo mais difícil do que parece. Siobhan, Miranda e Jane não se conhecem. No entanto, elas têm mais em comum do que imaginam: as três levam um bolo do mesmo homem no Dia dos Namorados. Como isso é possível? Será que ele está escondendo algo? Será que ele não é tão perfeito quanto elas imaginam? Mesa para um é o romance mais ambicioso de Beth O’Leary. Engraçado e comovente, é uma história de partir o coração sobre encontros e desencontros e as diferentes formas como podemos nos deparar com o amor.

Ficha técnica:

Romance | Beth O’Leary | Editora Intrínseca | 2023 | 1ª Edição | 336 Páginas | Tradução: Paula Di Carvalho | Classificação Indicativa: 14+ | Onde encontrar: AMAZONSKOOB

Até a próxima! Bye.

LEIA TAMBÉM

Deixe um COmentário