Resenha: Proibido – Tabitha Suzuma / @Editora Valentina

por Biia Rozante
0 comentário

Proibido – Tabitha Suzuma

Sinopse: Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis. Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes. Eles são irmão e irmã. Mas será que o mundo receberá de braços abertos aqueles que ousaram violar um de seus mais arraigados tabus? E você, receberia? 

✿ SKOOB COMPARE&COMPRE  

Você pode fechar os olhos para as coisas que não quer ver, mas não pode fechar o coração para as coisas que não quer sentir.


Aos prantos, é assim que concluo essa leitura. De todos os livros aos quais eu já li na vida, Proibido é de longe, a história mais linda, intensa e dolorosa. Meu coração sangra.

Eu choro por saber que infelizmente parte dessa história é vivenciada dia após dia por milhares de jovens. Eu choro por viver em meio a uma sociedade hipócrita que faz vista grossas aos que realmente precisam. Eu choro por não conseguir me conter, por ter sido sugada tão profundamente para esse Drama/Romance, que uma parte do meu coração se fragmentou.

Proibido conta a história de uma “família” totalmente quebrada, um pai que abandou o lar, uma mãe que escolheu ignorar os filhos e cinco crianças que são obrigadas a conviver com todo esse drama sozinhos, obrigados a aceitar e seguir em frente. Crianças/Adultas, crianças marcadas pela rejeição, pelo abandono, com cicatrizes profundas.

Existe tanto medo, tanta culpa, insegurança, e mesmo assim, existe uma fagulha de esperança. Existe uma vontade insana de VIVER, de ser FELIZ.

Lochan é o herói dessa história, ele carrega o peso nos ombros e está tão sufocado, tão carregado com toda a responsabilidade, que nem se dá conta de que quem está precisando de socorro é ele. Maya é a mocinha mais doce e forte que eu já li, tão jovem quanto o irmão, tenta dividir com ele o peso do mundo. Juntos eles lutam desde muito pequenos para manter os irmãos bem, salvos e unidos.

Tentam ainda que de modo muito precário, passar valores, amor, cuidado, suprir o que eles mesmo nunca tiveram. O romance entre eles nasce tão casualmente, de forma tão pura que é impossível não torce para que dê certo, não se pegar na expectativa para que isso seja a luz em meio a tanta escuridão. Você torce por eles, você torce pela família deles.

Lochan, Maya e seus três irmãos, sempre ocuparão um espaço gigante em meu coração. É uma história que eu nunca serei capaz de esquecer. 

E quando chega ao fim… Uau. É tudo que posso dizer sem dar SPOILER.

Eu fui impactada, fui quebrada e estou na dúvida se recomendo a leitura, porque o livro é realmente maravilhoso, ou se digo não leia, porque eu sei que você vai chorar e se sentir tão machucado e em luto quanto eu estou.

Proibido é uma lição, é um pedido de socorro, é a forma mais verdadeira e intensa de provar o AMOR, amor entre homem e mulher, amor de irmão, amor para com a família tão somente AMOR.

Você se sacrificaria por sua família?
Você aceitaria toda a carga?
Você se considera forte? Capaz de superar tudo?
Você negaria a sua própria felicidade e liberdade?

Proibido é doloroso, é angustiante, é forte. Mas é LINDO. Com toda certeza no mundo, meu TOP 01, por tudo que essa história me tocou, por cada capítulo que sofri, por cada vitória que comemorei, e pelo fim que eu me recuso a aceitar como fim. Permita-se, leia e sinta. Porque é isso que esse livro faz com você, ele te faz sentir, ele te toca, ele te queima, ele te confronta.

Leia e se surpreenda com a forma, como algo tão errado, pode parecer tão certo…



Até a próxima. Bye.

LEIA TAMBÉM

0 comentário

Unknown 13 de novembro de 2014 - 21:04

Resenha lindaaaaa!!!! Livro lindo!

Não soube expressar o que senti ao terminar esse livro! Mas uma coisa é certa, me fez pensar em muito conceitos pré-concebidos ao longo da minha vida!

Ameiii Biia!

Responder
Carla Fernanda 13 de novembro de 2014 - 21:19

Ouvi tantos comentários a respeito desse livro que acabei comprando, mas esperando minha amiga postar no correio.

Ansiosa pra conhecer a profundidade dessa história. Do jeito que sou emotiva, certamente ficarei com o meu coração destroçado. Sinto que será um livro que entrará pra lista daqueles que me marcaram e que me impactaram de alguma forma.

Beijos.

Responder
Unknown 13 de novembro de 2014 - 21:23

Sim, sim… Carlinha ele irá te impactar completamente. Tenha certeza que será super doloroso, mas vale a pena. A história é linda. <3

Responder
Unknown 15 de abril de 2015 - 18:09

Ainnnnn já estava doida para ler, depois dessa resenha então! !!!!!! Perfeita!

Responder
Unknown 15 de abril de 2015 - 18:10

Ainnnnn já estava doida para ler, depois dessa resenha então! !!!!!! Perfeita!

Responder

Deixe um COmentário