[RESENHA] Não é só uma história de amor – Mariana Sampaio / Editora Planeta de Livros Brasil

por Biia Rozante
0 comentário
NÃO É SÓ UMA HISTÓRIA DE AMOR – Mariana Sampaio

Sinopse: Quando Laura acordou naquela manhã de sexta-feira, tudo o que ela pensava era em curtir o fim de semana em Ubatuba. Mas o que ela estava prestes a descobrir é que a vida está sempre pronta para nos surpreender. Uma série de eventos inesperados começa a acontecer em cadeia após a revelação do grande segredo de sua mãe. Confusa e sem saber lidar com a informação, Laura inicia uma jornada que se divide entre fuga e o redescobrimento de si mesma. Como se não bastasse seu drama pessoal, seus caminhos sempre se cruzam com os de um misterioso rapaz, como se o destino quisesse lhe pregar uma peça. Não é só uma história de amor nos brinda com a trama de duas mulheres e um segredo em que o passado da mãe se choca com o presente da filha. O romance de estreia de Mariana Sampaio intercala pontos de vista que, ainda que estejam separados pelo tempo, mostrarão que mãe e filha não são tão diferentes assim. “Além de deixar uma bela mensagem: sempre que nosso coração manda, devemos abrir as asas e voar sem pensar nos riscos e no que deixamos para trás.” Bianca Briones, escritora.

 SKOOB  AMAZON  COMPARE&COMPRE 

Mãe e filha, duas histórias a procura de um final feliz.

Laura tem vinte e cinco anos, mora em São Paulo e está vivendo uma fase acomodada. Com um emprego que não lhe gera satisfação nenhuma, ela anda se questionando do por que não investiu mais em si mesma e correu atrás daquilo que realmente lhe agrada. Alto astral, sempre procura ver o lado bom de cada situação e tenta manter o bom humor e a positividade, até mesmo quando Roberto seu melhor amigo desde a faculdade, que se formou em Comunicação Social assim como ela e que trabalha na mesma emissora com a diferença de ter uma carreira mais consolidada, se sente inseguro.

Cláudia é a mãe de Laura, ela vive no interior de São Paulo e é conhecida por ser um pouco exagerada e dramática demais. Fato esse que leva Laura a não lhe dar muita atenção, quando a mesma liga e pede para que ela cancele a viagem planejada para o final de semana com o amigo, para que elas possam ter uma conversa séria sobre seu pai Pedro. A principio a reação de Laura é ignorar a mãe, porém algumas situações a colocam cara a cara e BOOM, uma bomba cai sobre o colo de Laura e ela não sabe exatamente como lidar.

“— Do jeito que está, parece que você quer fugir do problema, e não encará-lo.”


Um dia que começou positivo, cheio de expectativa termina de maneira assombrosa, Laura perdida e meio desorientada buscando uma fuga e agitação e Roberto querendo mostrar para o mundo seu verdadeiro eu, após uma grande decepção. Resultado, os dois embarcam para Barcelona a procura de novos horizontes e é então que muitas reviravoltas, revelações e novas aventuras passam a fazer parte da vida destes protagonistas.

Os capítulos são intercalados e vamos acompanhando a história da Laura e da Cláudia. Passado e futuro se trombam e geram um misto de acontecimentos, que nos encaminha para um final ainda que clichê, com um toque inesperado.

“— Acho besteira pensar dessa maneira. O “se” é sempre muito cruel. A vida não tem “se”. A vida é consequência das nossas escolhas. Tentativa e erro. Tentativa e acerto. E assim vai.”


NÃO É SÓ UMA HISTÓRIA DE AMOR é uma leitura simples, fofinha, despretensiosa, levinha e superficial. O enredo possui nuances de humor, drama, romance. Aquele livro para ser lido após uma ressaca, ou leitura intensa. Porém vou ser honesta, infelizmente não funcionou pra mim. O que mais gostei na leitura, foi às lições deixadas. A autora fala sobre sair da mesmice, se arriscar e procurar o que te faz feliz. Porém, preciso falar sobre o que me incomodou, a autora tinha um bom enredo, mas não o desenvolveu, passei a leitura inteira esperando o BOOM, aguardando o aprofundamento e nada, tudo seguiu morno. Me senti decepcionada, estava esperando algo a mais, não consegui me conectar com os personagens, o romance ficou em segundo, terceiro plano e não me convenceu. Em algumas cenas esperei a emoção chegar, tentei compreender as atitudes, aguardei as justificativas e… Ok! Foi uma leitura boa e só isso.  Vale ressaltar que essa é minha visão, foi à maneira como me senti durante a leitura. Mas como sempre digo, o melhor é que você leia e tire suas próprias conclusões.

“Júnior pegou a mão de Laura e puxo-a para si. Os dois se beijaram longamente. De algum modo, Laura teve a sensação de que esperara a vida toda por aquele beijo.”


Mariana Sampaio possui uma narrativa envolvente, a linguagem utilizada por ela é moderna, dinâmica, o que torna o texto fluido e proporciona uma leitura rápida. Mas, faltou trabalhar melhor o desenvolvimento do enredo e a construção dos personagens.

De modo geral, recomendo a leitura para todos aqueles que procuram por um livro tranquilo, sem grandes acontecimentos e emoções, que querem se curar de uma ressaca literária, ou estão precisando se diverti um pouco, aliviar a mente.

A Editora Planeta de Livros Brasil, fez um trabalho lindo com o livro. A capa está fofa, a diagramação linda e o trabalho de revisão muito bem feito. Parabéns!

Até a próxima! Bye.

Image and video hosting by TinyPic

LEIA TAMBÉM

Deixe um COmentário