Coisas que aprendemos pelo caminho – Sara Goodman Confino | Faro Editorial

por Biia Rozante
0 comentário

“(…) Que esta seja uma lição para você: vai haver pouquíssimas oportunidades na sua vida de jogar uma bebida na cara de alguém. Aproveite-as.”

Caros, leitores! Talvez eu esteja escrevendo essa resenha com lágrimas nos olhos, muito saudosismo e uma pitada de quentinho no coração COISAS QUE APRENDEMOS PELO CAMINHO, me fez reviver memórias, situações e até sentir o cheirinho de uma senhora muito especial na minha vida, minha avó e foi doce, carinhoso e emocionante. E com isso, não quero dizer que as histórias vividas pela protagonista foram as mesmas da minha família, ou que minha avó se parecia com a personagem Evelyn – talvez na maneira como ela manipulava todos ao redor para fazer o que ela queria -, mas principalmente pelo amor, por lutar bravamente, por sua força, por manter todos unidos.

Jenna estava com a vida estabilizada e aparentemente feliz, até que após quatro anos é surpreendida com um pedido de divórcio. Sua vida vira de cabeça para baixo, tudo muda literalmente de um segundo para o outro e ela não consegue absorver e lidar com o que está acontecendo na velocidade que “deveria”. Existe muita cobrança dela própria sobre ser uma mulher de mais de trinta anos, sem filhos e agora caminhando para o status de divorciada. Suas convicções sobre o amor estão abaladas, ela precisa de tempo, tempo para digerir tudo e colocar a cabeça no lugar, e talvez ela também precise de um empurrãozinho para voltar a se colocar em movimento e quem irá notar isso é sua avó Evelyn.

“(…) Quando me escondi para que ninguém visse a bagunça que eu era, tinha esquecido que ainda havia gente que queria me ver. Que sentia a minha falta. E de quem, pelo menos até aquele momento, não havia percebido que eu também sentia.”

Evelyn é uma senhora muito disposta, que precisa retornar para a cidade litorânea na qual cresceu para tratar de “negócios”, ela quer ir dirigindo para lá, o que sua família jamais aceitaria levando em consideração sua idade avançada e os recentes problemas de saúde que ela teve, é quando Jenna enxerga a oportunidade perfeita de sair das vistas de sua mãe, repensar sua vida e de quebra conhecer um pouco do lugar de onde sua avó veio. Antes mesmo de dar a partida no carro, Jenna já percebe que essa viagem será diferente de tudo que ela esperava, além disto, irá se deparar com um lado da avó que ela não conhecia, visitando suas vulnerabilidades e descobrindo que antes de seu avô, Evelyn teve um outro amor, um inesquecível e proibido… E os planos e tramoias de sua avó, podem incluir até mesmo sua vida pessoal, já que nada parece escapar de suas vistas e boas intenções.

Isso que falei para vocês é uma premissa do que este adorável livro tem a oferecer. E talvez, eu não esteja sendo imparcial devido as emoções que vivi ao ler, é uma história que traz um relacionamento entre neta/avó muito forte, e isso me pegou profundamente. Mas também é um livro sobre dores, relações familiares, escolhas difíceis, segredos, o amor e os desafios de quem ama. Somos guiados a refletir sobre a importância das relações interpessoais, da empatia e do perdão, aprendendo valiosas lições que nos ajudam a crescer, evoluir e encontrar a beleza nos altos e baixos da jornada da vida. COISAS QUE APRENDEMOS PELO CAMINHO, é uma obra que toca o coração, estimula a reflexão e nos lembra da sabedoria contida nas experiências cotidianas. Mais do que isso, é sobre encontrar significado nos momentos mais difíceis. Não sei se estou fazendo sentido, mas ao mergulhar com essas duas mulheres de gerações diferentes, enfrentando momento distintos de suas vidas e que vão aos poucos compartilhando um pouco do que estão sentindo, vivendo, é impossível de alguma forma não mergulhar um pouquinho dentro de nós mesmos.

“— Eu amo você o suficiente para deixar você ir embora. E se você me ama de verdade, você vai. Não me faça ser aquele que roubará esses momentos de você.”

Mesclando passado e presente, este livro é sensível e ainda que carregue dramas e emoções é escrito de maneira leve, com alívios cômicos constantes, diálogos divertidos e personagens cativantes, Evelyn é sem papas na língua, toda para a frente, uma força da natureza, com opiniões fortes, uma personalidade eletrizante, é encantadora… Jenna poderia ser eu, você, uma amiga… alguém que não tinha se dado conta de estar vivendo um relacionamento infeliz, até que de fato é confrontada sobre isso, com inseguranças, e receio por não saber como recomeçar e que pode de fato se permitir retomar o controle sobre sua vida. Temos o Joe, que é muito interessante, leve e charmoso, o Tony que é incrível, a Vivie que se tornou memorável… enfim, é uma história sobre histórias, sobre vida.

COISAS QUE APRENDEMOS PELO CAMINHO

Sinopse: Duas mulheres, separadas por gerações, fazem uma viagem a um lugar do passado… E o que encontram é transformador Quatro anos após se casar, Jenna é pega de surpresa quando o marido pede o divórcio. Com tempo livre e sua vida em transformação, ela concorda em acompanhar sua excêntrica avó, Evelyn, em uma viagem de carro até a cidade litorânea onde grande parte da família cresceu. Durante a viagem, Evelyn conta a história do romance adolescente cheio de obstáculos que conquistou seu coração há mais de setenta anos e mudou o rumo de sua vida. Ela insiste que o retorno à cidade natal não tem nada a ver com isso, apesar de falar muito sobre Tony, seu primeiro amor – inesquecível e proibido. Ao chegar lá, Jenna conhece Joe, o atencioso sobrinho-neto de Tony. A nova amizade e a brisa do oceano lhe dão a confiança e distância necessárias para começar a superar a dor de um casamento desfeito. À medida em que os segredos e verdades do passado de Evelyn se desdobram, Jenna se depara com um novo lado da avó e, principalmente, de si mesma, que ela nunca soube que existia. Uma história comovente sobre família, segredos, corações partidos e sobre o que podemos aprender nos momentos mais inesperados da vida.

Ficha técnica:

Romance, Drama | Sara Goodman Confino | Faro Editorial | 2023 | 1ª Edição | 288 páginas | Tradução: Willians Glauber | Classificação indicativa: 14+ | Cortesia | Minha avaliação: 4,5/5 | Onde encontrar: SKOOBAMAZON

Até a próxima! Bye.

LEIA TAMBÉM

Deixe um COmentário