Alerta de Tempestades – Maria Adolfsson | Faro Editorial

Doggerland, vol. 2

por Biia Rozante
0 comentário

ALERTA DE GATILHOS: Conteúdo sensível, violência, assassinato, agressão.

As festividades de final de ano estão apenas começando, é natal e a detetive Karen está inquieta enquanto aguarda sua licença terminar e ela poder retornar ao trabalho. Ela está tentando aproveitar os amigos e a família, mas diante de tudo que carrega consigo devido a uma tragédia do passado o resultado não é o que ela gostaria. Ela ama sua família, até consegue aproveitar a companhia dos seus amigos, mas a vontade de estar sozinha e em um ambiente silencioso tende a falar mais alto. E seu desejo acaba por ser cumprir quando um telefone inesperado de seu chefe a convidando a voltar da licença antecipadamente acontece. Na ilha de Noorö em uma pequena cidade, um idoso é encontrado morto. Karen aceita liderar a investigação e mesmo com pouco pessoal devido ao feriado, ela parte em direção ao local do acontecido. Não demora para que a possibilidade de suicídio seja descartada, já que todas as evidencias apontam para um assassinato. E por se tratar de uma cidade pequena, que um dia foi prospera, com briga de famílias, segredos e motivações ainda desconhecidas, que toda a investigação parece um buraco sem fim.

A medida que Karen se esforça para coletar informações dos locais e coopera com a polícia, mais confuso e aterrorizante todo o cenário se torna; sua família mora na região, familiares que há muitos anos ela não visita, mas que agora não irá conseguir escapar de encontra-los, só que estar em meio ao seio familiar outra vez, também irá deixa-la em uma situação delicada, teriam eles ligação com o ocorrido?. Não existem provas, não existem suspeitos, tudo parece caminhar para lugar nenhum, até que algumas fofocas fazem brilhar possibilidades, novos depoimentos são tomados e algumas peças novas no imenso quebra-cabeça parece começar a fazer sentido. Só que um novo crime acontece na noite de ano-novo, levando todos de volta para a estaca zero, poderia a cidade inteira estar envolvida?

“Alguma coisa faz Karen gelar. De repente, sua mente está rebobinando os últimos dias: cada reunião, cada conversa, cada informação. E tudo aponta para a mesma conclusão. Impossível, mas, ainda assim…”

E como se dois crimes, mais o passado de Karen a aterrorizando já não fosse o suficiente, uma grande amiga se encontra em uma situação assustadora, ela precisa de muita coragem para pedir ajuda e tentar se livrar do tormento que tem vivido e vai recorrer a Karen também.

Eu gostei muito de ALERTA DE TEMPESTADES. Neste livro temos uma imersão na vida da detetive Karen, somos apresentados a uma parte do seu passado, expostos as algumas de suas relações familiares, desvendando parte de tudo que ela enfrentou, e com isso nos deparamos com muitas de suas vulnerabilidades, medos e como isso impacta o seu presente, principalmente por ela estar voltando de uma licença, após se ferir em seu último caso – aquele que conhecemos em PISTAS SUBMERSAS. Ela também está lidando com o fato de não estar morando sozinha, de ter estabelecido um tipo de “amizade” com a filha do seu chefe… tem muita coisa acontecendo em sua vida particular, em paralelo com a investigação. Quero frisar que eu amei poder ler mais sobre a Karen e os mistérios que rondam sua vida, também gostei muito de conhecer mais da sua família e como eles influenciam ou não sua vida adulta. As escolhas que ela faz, a maneira como ela lida com cada situação trazendo à tona o fato de que não somos “perfeitos”, que como humanos escolhemos alternativas que estão alinhadas ao que achamos certo e necessário, mesmo que elas sejam “questionáveis”.

Toda a investigação é interessante, a autora consegue manter o suspense por quase o livro todo e mesmo quando começamos a desconfiar de certos comportamentos ficamos apreensivos de como isso vai ser revelado. O desfecho da trama foi bem legal, assim como toda a história da amiga de Karen, alguém que espero poder ouvir mais sobre em outras histórias da série Doggerland. Eu confesso que gostei muito deste segundo volume, a história é fluida, conhecer mais da Karen foi um ponto positivo pra mim, me ajudou a compreender ela melhor e trouxe um novo olhar sobre a personagem em si. Estou bem animada com os próximos livros da série e poder acompanhar o desfecho dos personagens que vem se destacando e ganhando mais espaço.

“Durante alguns meses, ouviu ruídos na casa: alguém mexendo nas louças da cozinha, enchendo a banheira, a música do chalé de hospedes, alguém conversando na sala ao lado. E cheiros: café fresco que ela não passou, comida que ela não cozinhou, suor que não era o dela, cheiro de xampu dos cabelos ainda molhados de alguém. A presença de outras pessoas. Pequenos momentos de felicidade. E, depois, o pesadelo vertiginoso em que ela não consegue se defender. A lembrança constante de que já teve isso na vida, mas perdeu tudo. E, quando menos esperar, tudo voltará a desaparecer.”

Se você conheceu Maria Adolfsson agora com este lançamento, eu vou te recomendar que leia primeira o PISTAS SUBMERSASRESENHA AQUI – e que depois venha conhecer ALERTA DE TEMPESTADES, eu acredito de verdade que o teu aproveitamento de leitura será muito melhor. Mas, como eu disse, essa é uma recomendação minha, não significa que você não possa começar a ler por este.

Sobre a edição do livro, não tem como não elogiar todo o trabalho gráfico da editora. Sempre muito bem feito. A Faro arrasa demais.

ALERTA DE TEMPESTADES

Sinopse: É noite de Natal quando a detetive Karen Hornby recebe uma ligação da Polícia Nacional de Doggerland, próximo a Noruega. Ao norte do arquipélago, o corpo de um idoso foi encontrado próximo à antiga pedreira da região, e o que parece ser um acidente à primeira vista logo se torna a cena de um assassinato. Embora esteja afastada por licença médica devido ao ferimento sofrido em seu último caso, Karen aceita liderar a investigação para escapar das celebrações de fim de ano ao lado da família. Enquanto tenta cooperar com a polícia local para achar o culpado, outro crime acontece na véspera de Ano-Novo, porém o que mais perturba a detetive é a possibilidade deste segundo caso não estar apenas relacionado à destilaria de uísque onde encontraram a vítima, mas também aos seus próprios familiares que moram na ilha. Dividida entre cumprir seu papel como policial e enfrentar seus fantasmas, Karen precisa mergulhar fundo em seu passado para desvendar quem é o assassino e resolver este mistério que irá mudar sua vida de uma vez por todas. Uma trama cheia de camadas, criada por uma das autoras mais celebradas hoje nos países nórdicos. ALERTA DE TEMPESTADE é o segundo livro da série best-seller internacional com a detetive Karen Eiken Hornby. Desta vez, a autora nos leva à paisagem gélida da ilha Noorö com detalhes que tornam as ruas de Doggerland ainda mais vivas. PISTAS SUBMERSAS, o primeiro livro da série, também foi publicado pela Faro Editorial.

Ficha técnica:

Policial, suspense | Maria Adolfsson | Doggerland, vol. 2 | Faro Editorial | 2022 | 1º Edição | 256 Páginas | Tradução: Leonardo Castilhone | Cortesia | Classificação: 4/5 | Onde encontrar: SKOOBAMAZON

Até a próxima! Bye.

LEIA TAMBÉM

Deixe um COmentário