Pequenos Segredos – Jennifer Hillier | Faro Editorial

por Biia Rozante
0 comentário

Caros leitores! NÃO LEIA A SINOPSE DESTE LIVRO, ela pode não conter nenhum grande spoiler, mas levanta alertas para quem já é adepto do gênero, pode significar coisas demais.

Compartilhar a experiencia de leitura de PEQUENOS SEGREDOS, é um desafio. Este é o tipo de livro que embaralha emoções, que bagunça nossa mente, nos joga em redemoinhos de moral, conduta, princípios e nos faz questionar tudo e todos, assim como duvidar de suas índoles e por consequência pensar em como seria se estivéssemos vivendo algo remotamente parecido. É cru, complexo, bem desenvolvido e viciante. E eu amo histórias assim e sofro por não poder falar abertamente sobre tudo, principalmente por se tratar de um quebra-cabeça tão meticuloso, e mergulhar totalmente no escuro é o que torna a leitura ainda mais interessante.

“Quatro minutos. É o tempo necessário para se roubar uma criança.”

Marim Machado, estava fazendo compras de última hora para as festas de final de ano, quando seu filhinho Sebastian de apenas quatro anos desapareceu. Em um minuto ele estava ali e então… não estava mais. O desespero é enlouquecedor, ela ainda pode sentir o quentinho de sua mão na dela, seu suor escorregadio, sua vozinha pedindo por um pirulito grande e colorido, mas sua presença se foi e por mais que ela procure em todos os lugares, não o encontra. O FBI é acionado, seu marido é chamado, e mesmo com toda a influência e renome que eles tenham, nada parece capaz de encontrar seu filho. As horas se passam, e como se sabe em casos de desaparecimento, cada segundo conta.

A culpa corroí Marim, ela atribui toda a responsabilidade do ocorrido a si mesma, e a medida que os dias passam e o período dado para a investigação termina, e nenhuma pista é encontrada o caso acaba sendo arquivado, só que não para uma mãe. Marim, contrata uma detetive particular, ela está disposta a tudo para encontrar seu filho, mesmo que para isso, precise ir até as últimas consequências.

Essa é a premissa de PEQUENOS SEGREDOS, uma mãe que em um dia de compras de final de ano, tem seu filho de apenas quatro anos sequestrado. O crime é tão bem-feito, que não existe nenhuma pista de quem teria raptado a criança, a não ser o vídeo da câmera de segurança, que mostra Sebastian saindo do estabelecimento com uma pessoa vestida de papai Noel. Obviamente que o desaparecimento por si só, já é uma questão importante e séria, mas e se eu te disser, que isso é apenas a ponto do iceberg?

Marim vivia um casamento feliz, bem-sucedida, amava seu filho, e em questão de minutos viu sua vida toda virar de cabeça para baixo quando ele foi sequestrado. A parti de então vemos essa personagem ruir, entrar em uma decadência emocional, que é justificável, não saber o que aconteceu com um filho deve ser uma das coisas mais dolorosas e devastadoras. Só que com o acontecido, seu casamento também vai passar por provação, colocando em check tudo que eles construíram em muitos anos juntos.

“A esperança dura até certo ponto, só pode levar até determinada distância. É uma benção e uma maldição. Às vezes, é tudo oque se tem. É o que nos faz seguir em frente quando não há mais nada a que se agarrar.”

Eu amei esta leitura! E é muito estranho falar que amamos um enredo tão doloroso, com um assunto tão sensível, mas preciso que você entenda, que não é sobre o tema, e sim sobre a construção narrativa, o desenvolvimento da história, a complexidade das emoções humanas e como tudo se fecha quase que “agridocemente”. Marim é uma personagem que tem seu caráter desdobrado ao longo da história, revelando sua coragem, vulnerabilidade, determinação, ousadia e rompantes, que a torna um grande enigma para o leitor, sua jornada emocional e suas decisões desafiam nossas expectativas, e geram emoções dúbias a seu respeito. Ela quer o seu filho de volta, no mínimo saber o que de fato aconteceu, independentemente do quanto ela tenha que fazer por isso. E essa é uma sacada muito inteligente da autora, ela não apresenta “mocinhos”, ela está mais interessada em expor emoções nuas e cruas, vorazes, que colidam com o que julgamos certo ou errado, ela quer nos tirar da zona de conforto, irritar, cutucar, fazer com que torçamos, que tenhamos empatia e então… revela uma nova face.

Vou confessar que desvendei o ocorrido logo no começo, mas isso não diminuiu minha curiosidade sobre a leitura, porque apesar de sacar o que estava acontecendo eu não tinha as motivações o desenrolar de como se chegou as atitudes tomadas, e a autora faz um trabalho muito bom incendiando o enredo, tornando a leitura uma crescente que não esfria.

Em um cenário onde cada personagem é suspeito e cada pista é um enigma, PEQUENOS SEGREDOS, é uma montanha-russa emocional, explorando os cantos mais escuros da psique humana enquanto mantém o leitor cativado do início ao fim. Este livro não apenas conta uma história, mas tece uma teia intricada de suspense que desafia a noção de confiança e revela o poder dos segredos para moldar destinos.

“(…) às vezes perguntas não respondidas eram mais fáceis de enfrentar do que a verdade.”

E antes de me despedir, preciso dizer que os personagens secundários são muito bem trabalhados, adicionando uma camada ainda mais intensa de mistério, adicionando tensão a trama e desenvolvendo papeis significativos para a evolução dos eventos que se desdobrara em reviravoltas e desfechos surpreendentes.

Fica aqui minha indicação de leitura, deem uma chance para a autora, este é o segundo livro dela que eu leio e só posso dizer que quero muito mais. Veja meu diário de leitura, de NADA FICA NO PASSADO, da autora AQUI.

PEQUENOS SEGREDOS

Sinopse: TUDO O QUE É PRECISO PARA MUDAR UMA VIDA É UMA VERDADE ÍNTIMA. Quatro minutos. Foi o tempo que um menino de quatro anos levou para desaparecer. Desde então, Marin Machado tem como único foco na vida descobrir o que aconteceu e reencontrar o filho. Passado o tempo normal da investigação, e o FBI arquivando o caso, ela contrata uma detetive particular. Então Marin descobre que seu marido, Derek, está tendo um caso e que sua amante pode ter informações cruciais sobre o que realmente aconteceu naquele fatídico dia. E quanto mais descobre sobre a jovem amante do marido ― uma estudante endividada e influenciadora nas redes sociais ―, mais ela se vê diante de revelações de segredos sombrios que precisa esclarecer. Mas nada é tão simples. Sem poder confrontar todas as partes, sem poder confiar em todas as informações que recebe, Marin embarca numa corrida contra o tempo em que a vida do filho pode depender disso. Prepare-se para mergulhar em uma trama cheia de reviravoltas, na qual o perigo está à espreita em cada página e a busca pela verdade pode ter consequências devastadoras.

Ficha técnica:

Thriller Psicológico | Jennifer Hillier | Faro Editorial | 2023 | 1ª Edição | 288 páginas | Tradução: Maria José Silveira e Felipe Lindoso | Classificação indicativa: +18 | Cortesia | Minha avaliação: 4,5/5 | Onde encontrar: SKOOBAMAZON

Até a próxima! Bye.

LEIA TAMBÉM

Deixe um COmentário