Em busca de mim – Viola Davis | BestSeller

por Biia Rozante
0 comentário

“Eu sou negra!!! Sou retinta com lábios carnudos, nariz largo e coxas grossas. Sou Viola!!!”

Caros, leitores! Já começo esse texto dizendo que EM BUSCA DE MIM, esta autobiografia é para ser SENTIDA. Nada que seja dito, ou escrito irá lhe fazer jus, simplesmente porque tudo que precisa ser lido, já está aqui ao alcance de suas mãos, você só precisa pegar e ler. Por isso, o que irei apresentar, é minha experiência de leitura e admiração por essa mulher incrível.

Viola Davis, é uma força da natureza. Uma potência na atuação, que transcende não apenas do limite do palco e da tela, mas também as fronteiras da vida, onde sua jornada de superação se tornou uma inspiração. Desde os primeiros dias de sua vida, enfrentou inúmeros desafios, desafios estes para além de cruéis, que poderiam facilmente ter silenciado seus sonhos… sua vida, mas que em vez disso, ela os transformou em combustível para seguir dando um passo por vez.

Nascida em um lar miserável, cresceu diante de condições desumanas, exposta a insegurança alimentar, insegurança física, sem encorajamento, muito preconceito, humilhação, medos, o alcoolismo do pai, violência doméstica… e muitas outras faltas e falhas. Dizer que ela presenciou o pior do ser humano, assim como situações que ninguém jamais deveria ser exposto ainda é pouco. É visceral, é cruel, é abominável.

“(…) A invisibilidade do combo formado pela negritude e pela pobreza é algo brutal. Junte a isso estar com fome a droga do tempo todo e a combinação é explosiva.”

Com uma determinação inabalável, Viola mergulhou na vida, mesmo quando ainda não compreendia o significado disto, ela não tinha escolha, ou se jogava com todas as suas forças, e braçada a braçada se aproximava dos seus objetivos, ou era engolida por tudo que a rondava. E isso não quer dizer de maneira alguma que foi fácil e sempre crescente. Muito pelo contrário, a vida de Viola foi e é, uma montanha russa, com altos e baixos, jamais sendo linear.

Encontrou na arte, na atuação uma fonte de cura, de escape, de recomeços. Ali ela não só se encontrou, como entendeu a importância de se acolher, de olhar para seu eu de oito anos e compreender que aquela garotinha sobrevivente merecia um abraço. Ela enfrentou obstáculos que muitas vezes pareciam intransponíveis para uma mulher negra em uma indústria onde a representatividade era escassa. No entanto, em vez de sucumbir às pressões externas, Viola usou sua voz para desafiar estereótipos e conseguir papéis que fossem tão complexos e profundos quanto sua própria alma.

Seu talento inegável brilhou intensamente, iluminando os palcos da Broadway e as telas de cinema. Cada personagem que ela retratou era uma ode à resiliência humana, uma manifestação de sua própria jornada pessoal. Viola não apenas interpretou personagens, ela as viveu, infundindo nelas uma autenticidade que ecoava além da ficção.

Mas o verdadeiro triunfo de Viola não reside apenas em suas conquistas profissionais, mas sim em sua habilidade de abraçar sua própria vulnerabilidade e compartilhá-la com o mundo, como aqui em sua autobiografia, onde ela abre suas lembranças mais dolorosas, exibe momentos difíceis, dores profundas e inesquecíveis, imperfeições, sua própria jornada de autodescoberta, abordando temas como autoaceitação, representatividade e perseverança. Faça uma menção honrosa a suas irmãs e mãe, a força dessa relação e o quanto elas foram importantes na trajetória dela.

“(…) Agora entendo que a vida — e vivê-la — tem mais a ver com estar presente. Agora sei que as memórias não tão felizes ficam à espreita, mas a esperança e a alegria também.”

Viola Davis personifica a ideia de que a verdadeira beleza e força residem na aceitação de nossas imperfeições, na celebração de nossa autenticidade e na crença inabalável em nosso próprio valor. Sua jornada de superação é um lembrete poderoso de que não são as circunstâncias que determinam nosso destino, mas sim a coragem de enfrentá-las com determinação e gratidão. Que ela possa continuar a brilhar não apenas como uma atriz renomada, mas como um farol de esperança e inspiração para todos aqueles que ousam sonhar em meio às adversidades.

Esta sobrevivente, mulher notável, merece cada grama de sucesso, cada prêmio, reconhecimento e carinho. Sua história é um lembrete eterno de que, não importa de onde você vem ou quais desafios enfrenta, seu potencial é ilimitado, e suas possibilidades são infinitas. Deixo aqui toda minha admiração, respeito, amor e gratidão. Viola é MARAVILHOSA.

Se tiverem a oportunidade, apenas leiam EM BUSCA DE MIM. Este livro não é fácil, ele é doloroso, intenso, é um relato cru de uma vida real, de uma mulher que muito sofreu, amargou, uma sobrevivente que ousou não desistir em meio a todas as adversidades da sua vida. Ela merece ter sua história lida, vista, ouvida, espalhada pelos quatro cantos do mundo. E lembre-se, o que falei aqui não chega nem a um por cento do que é esta obra.

EM BUSCA DE MIM

Sinopse: Em busca de mim conta a minha história, de um apartamento caindo aos pedaços na cidade de Central Falls, em Rhode Island, para os palcos de Nova York e além. Este é o caminho que percorri em busca de propósito e força, mas também para me fazer ser ouvida em um mundo que não me percebia. Enquanto escrevia Em busca de mim, pensei no quanto nossas histórias nem sempre recebem a devida atenção. São reinventadas para serem encaixadas em um mundo louco, competitivo e crítico. Escrevi este livro para aqueles que se sentem excluídos, que estão em busca de uma forma de entender e superar um passado complicado e encontrar autoaceitação no lugar da vergonha. Escrevi para quem precisa se lembrar de que a vida só vale a pena ser vivida se a encararmos com honestidade radical e coragem de abandonar as máscaras e apenas ser… você. Em busca de mim é uma reflexão profunda, uma promessa e uma declaração de amor a mim mesma. Espero que minha história o inspire a revolucionar sua vida de forma criativa e a redescobrir quem você era antes que o mundo tentasse defini-lo.

Ficha técnica:

Autobiografia, Não Ficção | Viola Davis | Editora BestSeller | 2023 | 265 páginas | 8ª Edição | Tradução: Karine Ribeiro | Classificação indicativa: 14+ | Minha avaliação: 5/5 🖤 | Onde encontrar: SKOOBAMAZON.

Até a próxima! Bye.

LEIA TAMBÉM

Deixe um COmentário